O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou a criação de uma comissão bilateral para investigar e esclarecer a dívida do país com o Brasil. Essa declaração foi feita durante um encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Itamaraty, em Brasília, onde jornalistas fizeram questionamentos sobre o assunto.
Em resposta a uma pergunta de Lula sobre o valor da dívida, Maduro afirmou que a comissão será responsável por determinar o montante exato e retomar os pagamentos.
A criação dessa comissão bilateral tem como objetivo principal estabelecer a verdade sobre a situação da dívida entre os dois países.
Maduro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram questionados sobre o tema por jornalistas ao fim de um almoço no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília.
Lula afirmou não saber e questionou Maduro: “Você sabe qual é o tamanho da dívida [da Venezuela com o Brasil]?”.
“Vai ser estabelecida uma comissão para estabelecer esse tamanho [da dívida] e retomar os pagamentos”, respondeu o presidente venezuelano.
Procurado pela TV Globo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços afirmou que a Venezuela totaliza dívida de 1,268 bilhão de dólares junto ao governo brasileiro.
Uma parte desse valor (1 bilhão de dólares) foi coberto pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE).
O FGE é um fundo vinculado ao Ministério da Fazenda e foi criado para dar cobertura a garantias prestadas pela União em operações de seguro para a exportações brasileiras. Essas garantias asseguram que as empresas nacionais recebam pelos serviços e produtos vendidos lá fora mesmo em caso de calote do comprador.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias