Após dois dias de agendas em Buenos Aires, na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quarta-feira (25) em Montevidéu, no Uruguai. No Twitter, o chefe do Executivo confirmou encontro com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou e também com o ex-presidente uruguaio e seu amigo pessoal, Pepe Mujica.
Hoje me despeço da Argentina, que tão bem nos recebeu nos últimos dias, rumo ao Uruguai. Me encontrarei com o presidente @LuisLacallePou e farei uma visita pessoal ao amigo Pepe Mujica. O Brasil está retomando seu papel de diálogo e parcerias com o mundo. Bom dia!
— Lula (@LulaOficial) January 25, 2023
A agenda informada pelo Palácio do Planalto mostra que a partida de Lula de Buenos Aires para Montevidéu deve acontecer às 10h30.
Às 12h, o petista se encontrará com Lacalle Pou nas negociações por um acordo entre a nação vizinha e a China, algo visto com maus olhos por defensores do Mercosul, como o presidente. O fortalecimento do Mercosul é uma das prioridades do governo brasileiro, segundo o Ministério das Relações Exteriores. “A visita evidenciará a centralidade atribuída pelo Brasil ao relacionamento com o Uruguai e a importância que confere ao sócio dentro do projeto de fortalecimento do Mercosul”, disse o Itamaraty em nota oficial.
No final da tarde Lula se encontrará com Mujica, às 16h30, e, em seguida, volta para o Brasil. A previsão para a chegada do presidente à Base Aérea de Brasília é as 21h30.
Acompanham Lula na viagem presidencial a primeira-dama Janja da Silva e os ministros Haddad, Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência). O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, também integra a comitiva.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias