Líder de facção de Macaíba é preso durante operação da Polícia Civil

Além dele, outras quatro pessoas integrantes do grupo foram presas; os cinco responderão pelos crimes de integrar organização criminosa armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e munições

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de maio de 2023 às 09:24

Líder de facção de Macaíba é preso durante operação da Polícia Civil

Líder de facção de Macaíba é preso durante operação da Polícia Civil – Foto: Reprodução/Polícia Civil

Bruno dos Santos Rodrigues, mais conhecido como “Pica Pau”, de 32 anos, foi preso nesta quinta-feira (18) em Macaíba durante a 28ª fase da operação Parabellum, deflagrada pela Polícia Civil. Ele é acusado de tentar ditar regras para cidadãos locais e apontado como um dos mentores dos ataques criminosos ocorridos em março de 2023 no RN.

A operação Parabellum tem como objetivo prender membros de uma facção criminosa responsável pelos ataques de março. Além de “Pica Pau”, outros dois membros da organização foram presos por força de ordem judicial: Iranilson Lucas Sales da Silva, conhecido como “Lucas Cabeção”, de 20 anos; e Edmilson Anselmo da Silva de Lima, o “Queixão”, de 23 anos.

Ambos são identificados como autores do roubo e incêndio praticado contra um veículo da Caern durante os atos criminosos. Iranilson foi preso na sede da promotoria de justiça, quando tentava um acordo de não persecução penal após ser flagrado com munições de arma calibre 12. Já Edmilson estava monitorado por tornozeleira eletrônica, condenado por crimes de roubos em Macaíba. Em um dos locais vinculados a ele, a polícia encontrou munições calibre .38, flagranteando o suspeito.

Ainda foram presos na ação Ellen Carolina da Cruz Silva, de 20 anos, uma das namoradas de Bruno Pica Pau; e João Victor de Morais Fernandes, conhecido como “Matuto”, de 25 anos.

O grupo foi preso e autuado em flagrante pelos crimes de integrar organização criminosa armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e munições.

A operação foi coordenada e executada pela equipe da 20ª Delegacia de Polícia Civil (Macaíba), com apoio da DHPP/Macaíba, DEAM/Macaíba, Núcleo de Operações com Cães da PCRN (NOC) e o Grupo de Penitenciário de Operações com Cães da Polícia Penal (GPOC). O nome da operação remete ao provérbio latino “si vis pacem, para bellum”, que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”, tendo em vista as diversas ações policiais firmes de combate às organizações criminosas que têm atuado em Macaíba.

A Polícia Civil solicitou que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Leia mais:
Tags