Economia

Lide RN discute, em Natal, oportunidades de investimentos, 5G e saúde

O encontro reuniu, no auditório da Arena das Dunas, líderes empresariais e especialistas de setores distintos, para discutir possibilidades de parcerias entre poder público e iniciativa privada no RN

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de maio de 2023 às 13:59

Lide RN discute, em Natal, oportunidades de investimentos, 5G e saúde

O evento aconteceu no auditório da Arena das Dunas – Foto: Dayvissom Melo

O Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte (LIDE RN) reuniu, na manhã desta quarta-feira (17), lideres empresariais e especialistas para falar sobre 5G, oportunidades de investimentos e Parcerias Público Privadas, as chamadas PPPs. O encontro foi realizado no auditório da Arena das Dunas.

Entre os convidados do LIDE, o primeiro a se apresentar foi José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, empresa de tecnologia instalada entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, e que arrematou, em 2021, lotes regionais do leilão do 5G, para instalação da nova tecnologia nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O investimento total é de mais de R$ 1,4 bilhão.

O empresário falou sobre os impactos econômico e social da implantação do 5G no Brasil. Ele desmistifica a ideia de que a nova tecnologia só beneficiará as classes mais ricas e empresas.

“Os maiores beneficiados nos próximos dois ou três anos, do 5G, serão as classes D e E. Cerca de 40% das casas de Natal não têm banda larga fixa, e as pessoas usam pré-pago, o 3G e o 4G. São pessoas de baixa renda que fazem uma recarga no celular, e essa recarga oferece uma franquia de 4 gb de download por mês, e eles têm que se virar com esses 4 gb”, diz José Roberto Nogueira, que explica: “quem precisa de mais banda, mais consumo, é a baixa renda, porque a classe D não vai ao shopping, não vai ao cinema, não sai de férias. O lazer dela é se conectar em casa e consumir produtos sob demanda por meio da internet, naquela pequena franquia, que será barateada e ampliada com o 5G”.

Quem também participou da discussão, dessa vez falando sobre o modelo de negócios que promove a integração do poder público e da iniciativa privada, foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Gonçalo do Amarante, Vagner Araújo. Ele já comandou a pasta estadual de Desenvolvimento Econômico e passou para os presentes um pouco da sua expertise no assunto PPPs.

A doutora Jihan Zoghbi, presidente Dr. Tis. Forbes Special Women In Technology, founder da Doctortis e Dr. Nuvem, é uma das maiores autoridades quando o assunto é a integração entre saúde e tecnologia. Ela apresentou um panorama sobre as novas tecnologias que estão sendo abordadas na área da saúde, e mostrou sobre a necessidade de investir em inovação no setor.

“Se formos observar o quanto nós estamos usando as redes e os celulares para verificar dados, entendemos que a área de saúde tem que entrar também nesse mérito como um todo. A telemedicina é uma tecnologia que cresceu muito depois da covid. E vemos a necessidade de usar a tecnologia dentro da casa dos pacientes, porque a saúde está cada vez mais migrando de hospitais para ambulatórios e para a casa do paciente”, explica a doutora Jihan Zoghbi.

Jean Valério, presidente do LIDE RN, celebrou as oportunidades apresentadas durante o evento, e as possibilidades de abertura de caminho para que parcerias sejam feitas entre poder público e iniciativa privada no RN.

“Hoje foram apresentadas várias oportunidades de conexão e negócios entre o poder público e a iniciativa privada. Negócios de toda a ordem, da agricultura, da saúde, da educação, da tecnologia. São muitas as possibilidades que as PPPs proporcionam, propiciando que o poder público reduza um pouco a carga em cima de si, já que o governo não tem recursos suficientes para investir em infraestrutura, e abrindo espaços para a iniciativa privada entrar e prestar parte desses serviços”, disse Jean Valério que completa ressaltando a contribuição do Grupo para a discussão das PPPs no RN: “esse é um trabalho que o LIDE tem feito, de liderar as discussões sobre PPPs, um assunto que a gente já vem fazendo há dois anos, e agora, com a lei estadual e a lei municipal, a gente acredita que vamos avançar ainda mais”.

Tags