Os usuários de transporte público em Natal vão ter de esperar mais por melhorias na área. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) adiou, mais uma vez, a abertura das propostas das empresas participantes na licitação dos serviços de transporte público da cidade.
Segundo a secretária Daliana Bandeira, titular da pasta da STTU, não há novos prazos para realização do certame. Esta é a terceira vez, apenas em 2022, que a Secretaria adia a publicação. A declaração da titular da STTU foi dada durante entrevista a um veículo de comunicação local.
Desta vez, a Secretaria alega que está tentando equilibrar o novo preço da tarifa que será praticada em consistência com o valor que vai ser cobrado no edital para não afastar eventuais interessados.
Com os recentes reajustes no valor do óleo diesel e aumentos em insumos, Daliana entende que a tarifa que está sendo calculada pode estar acima do que consideramos suportável pela população. O valor não pode ser revelado, pois estará incluso dentro do processo licitatório.
“Não é desejo do município repassar integralmente os valores dos custos para os usuários. Lembrando que não temos subsídios, portanto todos os gastos são inseridos no valor da tarifa. Diante disso, decidimos adiar, entendendo o atual momento de conjectura econômica do país e os recentes reajustes no óleo diesel, que interferem diretamente na planilha de gastos dos transportes”, disse Daliana ao NOVO NOTÍCIAS nesta segunda-feira (1).
Até fevereiro deste ano, a STTU trabalhava com a expectativa de cumprir com a publicação do edital no primeiro trimestre de 2022. Inicialmente previsto para o fim do ano passado, o edital vem sendo adiado desde então. A nova licitação é esperada como a solução para a melhoria do transporte público da capital, mas mesmo assim, vem sendo arrastada há anos.
“Nós não estamos mais trabalhando com datas, para não criar uma expectativa na população. Tínhamos o prazo até o final do ano passado, depois o primeiro trimestre desse ano, e agora adiamos. Mas, seguimos, diariamente buscando uma solução e atender mais rápido possível essa demanda dos usuários”, ressaltou Daliana.
A STTU pretende, segundo a secretária, reorganizar o sistema de transporte público para oferecer uma maior quantidade de viagens em horários e locais que têm maior demanda. Isso aumentaria o número de linhas no transporte público natalense de 55 para 90, sendo 18 delas estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 ‘corujão’.
Por quatro vezes, a Justiça determinou o retorno das linhas de ônibus retiradas em Natal e, também por quatro vezes, foi adiado o prazo de lançamento do edital de licitação do transporte público. Pelo que parece, a ‘novela’ que pode solucionar o sucateamento das frotas que circulam na capital potiguar ainda está longe de ter um fim.
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