Cotidiano

Licitação das defensas da Ponte Newton Navarro deve sair este ano

A ponte Newton Navarro, inaugurada em 2007, foi liberada sem as defensas dos pilares, o que impede o fluxo de navios no período noturno

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de julho de 2023 às 16:02

Ponte Newton Navarro

Ponte Newton Navarro – Foto: Ney Douglas/Arquivo/NOVO

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta terça-feira (18) que o aviso de licitação para a construção de defensas da Ponte Newton Navarro será publicado em agosto. O governo federal também vai licitar nova dragagem do Rio Potengi.

A ponte, inaugurada em 21 de novembro de 2007, foi liberada sem as defensas dos pilares da estrutura. Uma das razões é a complexidade e o valor da obra, estimada em mais de R$ 30 milhões, segundo valores ainda de 2014.

O aviso será publicado durante a próxima agenda oficial do ministro no Rio Grande do Norte, em 11 de agosto, quando serão publicados outras licitações para o sistema rodoviário. 

Saiba mais:
Ministro confirma ordens de serviço para duplicação da BR-304

A obras é necessária para ampliar a capacidade de exportação de mercadorias através do translado marítimo. As defensas são equipamentos de proteção dos pilares da Ponte Newton Navarro cruzada pelos navios cargueiros que atracam no Porto de Natal.

Sem as proteções, os navios de médio e grande porte não podem passar embaixo e atracar no terminal hidroviário, o que impede o carregamento e descarregamento de embarcações no período noturno.

Em 2018, o juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, em processo da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Estado do Rio Grande do Norte e o Município de Natal a realizarem uma série de melhorias na estrutura e na segurança da Ponte Newton Navarro. A sentença foi dada em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do RN, sob a alegação da necessidade urgente de instalação de dispositivos adequados de proteção na ponte contra a colisão de navios e embarcações.

Para o MP, a situação de descaso e precariedade pode ocasionar acidentes de média e grave proporções, com consequências ambientais e patrimoniais para os envolvidos. Apesar da sentença, a obra nunca foi iniciada.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags