Inicialmente prevista para esta segunda-feira (27), a licitação para a contratação de empresa de engenharia para a construção da segunda etapa do Hospital Municipal de Natal foi adiada para o próximo dia 22 de dezembro. A expectativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) é que a obra seja entregue completamente em outubro de 2024.
O Hospital Municipal de Natal está sendo construído em terreno próprio, localizado na Avenida Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, em frente à UPA Satélite e está orçado em cerca de R$ 140 milhões. De acordo com o titular da Seinfra, Carlson Gomes, a fase das fundações – que integra a primeira etapa do projeto – já foi concluída.
“A obra está dividida em duas etapas. A primeira foi licitada, instalada e já concluímos a fundação. A parte das pilastras de baixo já foi toda feita. Agora estamos para calçar o primeiro andar. A segunda etapa, que é a de maior monta, orçada em torno de R$ 109 milhões, vai ser licitada ainda este ano. O que estamos fazendo, no momento, é a parte inicial, de recebimento da estrutura básica. O hospital propriamente dito é a segunda etapa, que será licitada ainda este ano, no final do mês de dezembro”, explica Carlson Gomes.
Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é de que esta primeira etapa seja entregue em junho de 2024. “Já a segunda etapa tem uma previsão, se não houver nenhum problema na licitação, de ser entregue em outubro no próximo ano”, completa o secretário de Infraestrutura de Natal.
Quando concluído, o hospital terá 26.589,78m² de área construída, em sete pavimentos para atender diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia, atendimento neonatal, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. No total, serão 266 leitos de internação, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) divididos entre UTI adulta geral (20), neonatal (10) e pediátrica (10), além de leitos específicos classificados como PPP – para pacientes de pré-parto, parto e pós-parto (10).
O Hospital se destina ao atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde da cidade do Natal, que conta com uma população de mais de 800 mil habitantes, podendo abranger usuários de outros municípios do Rio Grande do Norte, com as devidas pactuações que o sistema de saúde prevê. As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h em ginecologia e obstetrícia de risco habitual e alto risco.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias