Após a chegada no Aeroporto de Mossoró, onde foi recebido por Fátima Bezerra, o ministro e sua comitiva foram até a sede da Polícia Federal em Mossoró, onde foi realizada uma entrevista coletiva
Publicado 18 de fevereiro de 2024 às 10:51
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, desembarcou em Mossoró na manhã deste domingo (18) para acompanhar de perto as ações policiais na busca pelos fugitivos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró na madrugada da quarta-feira (14), no caso que ficou conhecido como a primeira fuga em unidades de segurança máxima do Brasil.
Ao chegar no Aeroporto de Mossoró, por volta das 9h30, Lewandowski foi recebido pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). O ministro chegou acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza, e juntos, eles seguiram para a sede da Polícia Federal em Mossoró, onde atenderam a imprensa.
“A minha presença aqui é, antes de mais nada, mostrar que o governo federal está presente aqui, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está aqui também, prestigiando o Estado, prestigiando as autoridades locais, para que nós resolvamos este problema que surgiu, que é um problema que, tenho que dizer, não afeta em hipótese nenhuma a segurança das cinco unidades prisionais federais, mas que é um problema localizado e que será superado em breve, com a colaboração de todos”, disse o ministro Ricardo Lewandowski, explicando o porquê de sua vinda ao Rio Grande do Norte.
A governadora Fátima Bezerra também falou com a imprensa e exaltou a importância da presença do ministro da Justiça no RN neste momento.
“Quero dizer o quanto é importante a presença do ministro da Justiça e da Segurança Pública aqui no nosso estado, pelo que isso simboliza. O ministro, como maior autoridade nessa área, vir aqui em Mossoró, ‘in loco’, ver de perto as ações em curso no que diz respeito ao foco que continua, que é a recaptura dos fugitivos”, explicou Fátima Bezerra.
A governadora lembrou que as forças de segurança locais estão empenhadas na ação integrada desde a quarta-feira (14), quando a fuga foi descoberta.
“Isso aqui não é nenhum favor, é o nosso dever. É assim que as coisas devem exatamente serem feitas. É o sistema único de segurança pública. É parceria, é sinergia, é entrosamento. E as nossas forças de segurança que estão aqui presentes, seja através de disponibilidade de efetivo, bem como de equipamentos, contando também com a participação colaborativa muito importante, principalmente dos estados fronteiriços, que são os estados do Ceará, o estado da Paraíba, e até o Piauí aqui presente. Acrescentar que as ações em curso muito bem coordenadas pelo Doutor André, o Secretário Nacional de Políticas Penais, na parte administrativa, assim como a parte de inquérito, muito bem conduzida também pela Polícia Federal, ou seja, o Governo Federal, o Ministério da Justiça e Segurança Pública estão presentes aqui desde quarta-feira, através dessas autoridades, e assim deve ser, porque a unidade prisional pertence ao Governo Federal, mas o dado concreto é que se essa essa colaboração federativa para que nós possamos, se Deus quiser, o mais urgente, o mais breve possível, recapturar esses fugitivos”, completou Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias