Levantamento coloca Mossoró e Natal entre as piores cidades do Nordeste para o 5G

No “Ranking Cidades Amigas da Internet”, feito pelo Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) a capital potiguar é a 21ª colocada entre as 27 capitais

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de novembro de 2021 às 16:00

Natal ainda não tem infraestrutura para receber novo sistema – Foto: Fabio Cortez/NOVO

O leilão do 5G traz consigo expectativas de avanços tecnológicos significativos para o povo brasileiro já nos próximos meses. O lote correspondente à região Nordeste do país foi arrematado pela Brisanet Telecomunicações, empresa cearense que nos últimos anos ganhou grande espaço no mercado tecnológico nacional, batendo de frente com multinacionais consolidadas no Brasil há muitos anos. Contudo, o caminho para a implantação da nova tecnologia não deve ser fácil, especialmente se levarmos em consideração a capital do Rio Grande do Norte, Natal.

Em levantamento feito pelo Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), que culminou na 6ª edição do “Ranking Cidades Amigas da Internet”, Natal aparece como uma das piores capitais do país em termos de infraestrutura para receber a tecnologia 5G. O ranking identifica, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações, por meio de políticas e ações públicas que facilitem a instalação de infraestrutura.

Na edição 2021 do ranking, duas cidades potiguares aparecem, Natal e Mossoró; contudo, elas são listadas entre os municípios que menos contribuem para a implantação de novas tecnologias. Fazendo um recorte apenas para a região Nordeste, que será atendida pela Brisanet Telecomunicações, podemos ver que entre as capitais, Natal supera apenas a capital do Piauí, Teresina, sendo a segunda pior capital nordestina na preparação para receber a internet de quinta geração. No ranking nacional, a capital potiguar é a apenas a 21ª colocada entre as 27 capitais, e apenas a 79ª entre as 100 cidades mais populosas do país.

Já a cidade de Mossoró aparece em uma situação ainda pior. No ranking geral, a capital do Oeste potiguar surge na 83ª posição. Se levarmos em consideração apenas as cidades nordestinas, Mossoró tem a segunda pior estrutura para receber a tecnologia do 5G, superando apenas a capital piauiense, Teresina, que aparece no ranking nacional na posição 97. Entre as duas cidades potiguares, aparece apenas uma nordestina, Vitória da Conquista-BA, o que nos mostra que Natal é a quarta pior cidade da região na estrutura para recebimento da internet de quinta geração.

O ranking “Cidades Amigas da Internet” foi divulgado no último mês de setembro e nele são avaliadas informações sobre legislação, burocracia, prazo e efetividade para a implantação de infraestrutura de telecomunicações. A partir dessas informações, são atribuídas notas às cidades de acordo com a avaliação feita. As notas vão de 1 a 5, onde 1 indica mais onerosidade e menores incentivos. As cidades potiguares no ranking aparecem com a mesma nota geral, a saber, 2,6.

Tags