Cotidiano

Lei proíbe alta de preços em produtos usados para combater a pandemia

Medida visa garantir a oferta ao consumidor final de bens e produtos utilizados no enfrentamento da Covid-19

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de maio de 2021 às 11:18

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou nesta quarta-feira (5) lei que proíbe aumento de preços de produtos e insumos para conter a disseminação do novo coronavírus no território potiguar.

Segundo o texto da lei, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a medida visa garantir a oferta ao consumidor final de bens e produtos utilizados no enfrentamento da Covid-19. A lei engloba toda a cadeia produtiva relacionada com as ações de combate à doença – da produção até a venda ao consumidor final –, como medicamentos, produtos médicos, entre outras ações.

Os infratores, segundo a lei, poderão ser multados (entre 2 mil e 50 mil UFIRN), ter bens e produtos apreendidos, bem como sofrer com a suspensão das atividades, interdição do estabelecimento e até o cancelamento na inscrição do empreendimento nos órgãos competentes.

Em caso de reincidência, ainda de acordo com a lei, a penalidade pode ser a a interdição definitiva do estabelecimento ou proibição da prestação de serviço será aplicada ao infrator. As sanções previstas nesta Lei poderão ser aplicadas cumulativamente.

Tags