Geral

Legislativos de Natal e do RN terão novos presidentes

Com mudanças em suas composições, ALRN e CMN terão novos comandos em 2023

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de outubro de 2022 às 16:00

Ériko Jácome vai assumir presidência da Câmara de Natal, após renúncia de Paulinho Freire – Foto: Elpídio Júnior

Com a eleição do vereador Paulinho Freire (União Brasil) como deputado federal, a Câmara Municipal de Natal terá uma nova presidência. Paulinho, que preside a Casa desde 2019, já havia sido reconduzido à função em eleição realizada em dezembro de 2021, um ano antes do fim do mandato atual. No entanto, com a saída de Paulinho Freire para a Câmara Federal, a Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 sofrerá alterações e passará a ter o vereador Ériko Jácome, que seria o vice-presidente, como o presidente da Casa.

Em entrevista ao NOVO Notícias, Ériko Jácome explicou como se darão as mudanças. “O presidente Paulinho continuará no comando da nossa Casa Legislativa até o final de janeiro de 2023. No fim deste período, ele renunciará seu cargo para assumir a cadeira de deputado federal do RN . Com isso eu, na posição de primeiro vice-presidente, assumirei seu lugar”.

De acordo com o artigo 17 do regimento interno da Câmara Municipal de Natal, após a posse do novo presidente da Casa, existe um prazo de cinco dias para ser realizada uma nova eleição para o cargo de vice-presidente, cuja cadeira ficará vaga com a posse do vereador Ériko. Segundo o futuro presidente da CMN, as datas ainda não estão fechadas. “A expectativa é que eu venha assumir no final do mês de janeiro para que, no dia primeiro de fevereiro, o atual presidente Paulinho Freire, esteja em Brasília, ocupando o cargo de deputado federal”, esclarece.

Integrando, atualmente, a bancada do prefeito Álvaro Dias na Câmara, Ériko Jácome garante que a sua posição em relação ao prefeito, enquanto presidente, será mantida. “Nossa posição permanecerá a mesma, sempre caminhando para o desenvolvimento de Natal, ao lado do prefeito Álvaro Dias. Inclusive, já tivemos algumas reuniões para debater e pensar em novos projetos que estimulem o crescimento urbano, social e cultural em nossa cidade”, afirma o parlamentar.

Sobre a expectativa para ocupar a Presidência da Casa, Ériko Jácome fala em continuar as ações desenvolvidas pelo atual presidente. “O que eu posso dizer é que o sentimento agora é de entusiasmo. Tenho certeza de que irei honrar essa nova missão como novo presidente da Câmara Municipal de Natal. Vamos continuar e expandir o trabalho de sucesso do atual presidente, Paulinho Freire, mantendo o bom diálogo com os amigos e colegas vereadores, o prefeito e a população”, concluiu.

Assembleia Legislativa

Reeleito para o sexto mandato, o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) exerce, desde 2015, a presidência da Casa Legislativa, o que significa dizer que o parlamentar já está no quinto biênio como presidente. Pelos corredores, a informação é a de que Ezequiel só pode assumir como mandatário da Assembleia Legislativa por mais um biênio, que poderia ser 2023/2024 ou 2025/2026. Mas, de acordo com fontes extraoficiais, a ideia inicial do atual presidente seria a de apoiar a candidatura de outro deputado para a presidência da Casa neste próximo biênio e, após dois anos, retornar ao comando da ALRN.

No entanto, ainda não foi descartada oficialmente a ideia de mais uma reeleição de Ezequiel Ferreira como presidente da maior Casa Legislativa do Estado. Além dele, também estão sendo ventilados os nomes dos deputados George Soares, Kleber Rodrigues e Adjuto Dias, que é novato na Casa, como os prováveis candidatos à eleição para a presidência. Pelo visto, a definição sobre o futuro gestor da Assembleia do RN parece que ainda vai demorar.

Tags