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Laudo pericial aponta plágio em música de Roberto Carlos

Cantor nega e diz que acuação é fantasiosa

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de maio de 2023 às 19:35

Laudo pericial aponta plágio em música de Roberto Carlos

Roberto Carlos emociona com show de fim de ano
Imagem: Globo/Fábio Rocha

De acordo com um laudo pericial, a música “Traumas” de Roberto e Erasmo Carlos lançada em 1971, foi plagiada da canção “Aquele Amor Tão Grande”, feita por uma professora meses antes, segundo informações do UOL.

A professora, Erli Cabral Ribeiro Antunes, registrou sua música na UFRJ em fevereiro de 1971 e abriu um processo afirmando o plágio.

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O perito responsável pelo caso, Cesar Peduti Filho, afirmou que a obra apresenta trechos idênticos e pequenas alterações de ritmo e tonalidade.

A defesa do cantor afirmou que a acusação é fantasiosa, e que Roberto Carlos sempre respeitou os direitos autorais. Ainda não houve julgamento do caso.

‘Trechos idênticos’

Após dois dias, de acordo com o processo, a professora levou uma fita com a canção e a sua partitura para um show de Roberto Carlos, em Paraíba do Sul (RJ). Ela queria mostrar a composição ao cantor, e entregou o material com uma carta a um músico da banda do artista.

No mês de julho daquele ano, a professora conta que soube de uma nova canção lançada por Roberto Carlos, em coautoria com Erasmo. Ela percebeu que tinha uma “identidade” com a sua música.

O perito afirma que as músicas têm “trechos idênticos” com “pequenas alterações” de ritmo e tonalidade. “Comparados os compassos de ambas as canções, a ideia central da música ‘Aquele Amor Tão Grande’ é tocada como refrão da música ‘Traumas’. Não restam dúvidas quanto à reprodução parcial da obra. Verificou-se o plágio”, disse sobre a composição.

Acusação ‘fantasiosa’

No entanto, o processo ainda não foi a julgamento e o cantor pode questionar ainda o trabalho do perito. À Justiça, Roberto Carlos disse que a acusação é “fantasiosa” e que uma “narrativa ficcional como a feita pela autora do processo é profundamente ofensiva a sua honra”.

O artista disse que sua carreira sempre foi pautada “pela extrema correção de procedimentos, inclusive no respeito aos direitos autorais”. A defesa ainda afirmou que o cantor sempre lançou diversos jovens compositores desconhecidos, gravando suas músicas. “Por que motivo iria se apropriar indevidamente da suposta composição da autora [do processo]?”.

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