A Polícia Civil apreendeu, nesta terça-feira (16) em Mossoró, cerca de 190 pinos de K9, uma nova droga sintética que vem chamando a atenção e causando preocupação em autoridades de segurança e saúde pública de vários estados do Brasil.
Essa foi a primeira apreensão de K9 no RN.
De acordo com o agente da Polícia Cilvil, Ailson Rodrigues, a apreensão aconteceu por volta das 14h. A droga veio pelos Correios. Segundo ele, os pinos da K9 seriam comercializados em Mossoró mesmo. Além da K9, os policiais também apreenderam aproximadamente um quilo de pasta base de cocaína.
As primeiras informações sobre a apreensão foram dadas pelo site O Câmera, especializado em cobertura policial na cidade de Mossoró e região.
De acordo com informações da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró, que tem como delegada Isabela Turl, as drogas estavam sob a posse de três suspeitos, uma mulher e dois homens, sendo um foragido da justiça que rompeu a tornozeleira eletrônica. Todos foram presos no conjunto Jardim das Palmeiras, no bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró.
A K9 também é conhecida como “Spice”, e também como “Droga Zumbi”, pelos efeitos e reações que causam nos usuários. De acordo com especialistas, essa nova droga pode ser 100 vezes mais potente que o THC (substância psicoativa da maconha), e os impactos que ela causa podem ser devastadores.
Recentemente, a droga foi encontrada também no estado do Ceará, por agentes da Receita Federal, que apreenderam a substância no terminal de cargas e encomendas do aeroporto de Fortaleza. Na ocasião, um porta-voz da Receita alertou para o poder da K9, que causa várias complicações neurológicas, resultando no chamado “efeito zumbi”, e aumento da agressividade.
O Internacional Police Association define a K9 como uma maconha sintética é uma mistura de produtos químicos industriais com moléculas sintéticas de THC pulverizados sobre qualquer erva seca – como capim, envolto em brilhantes e chamativos pacotes coloridos.
A K9 também pode ser chamada de K2 ou k4, são todas a mesma droga. A K9 nasceu na década de 90, na Carolina do Sul, quando o químico americano John W. Huffmann, começou a sintetizar canabinóides, na busca de medicamentos para o alívio do sofrimento de pacientes de AIDS e câncer, mas que acabou por fim se tornando uma droga perigosa.
Apesar de sua comercialização ser proibida, a ‘maconha sintética’ não possuí um fabricante específico. São muitos fornecedores, o acesso é relativamente fácil, pois basta uma rápida pesquisa pela internet que você consegue achar vendas de pacotes individuais e até lotes da substância, inclusive no Brasil. O seu custo gira a cerca de US$ 1, no Brasil em torno de 5 reais.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias