Há apenas dois anos, o jovem artista caicoense Gabriel Fernandes criou o perfil @biel.artlife nas redes sociais Tik Tok, onde acumula mais de 75 mil seguidores, e no Instagram, em que ultrapassou a marca de 28 mil. A partir de então, iniciou sua carreira artística profissional. “Esse crescimento é totalmente orgânico. Nunca utilizei tráfego pago ou qualquer meio de distribuição para ganhar seguidores”, afirmou.
Atualmente, atende clientes de várias partes do Brasil e até do exterior com trabalhos de arte produzidos com a técnica da colagem, chamada “colagismo”. Bem humorado, além de criativo e leve, ele não tem formação específica e estuda contabilidade, algo não muito a ver com a área. Pelo jeito, só para garantir a organização das próprias finanças.
Ao acreditar em si e buscar inspiração nas suas raízes, Biel está totalmente inserido no conceito de Aldeia Global, do teórico da comunicação Marshall Macluhan, que revelou nos idos de 1960 o quanto as tecnologias da comunicação seriam responsáveis pela interlocução mundial a partir das particularidades de cada povo, no caso, das aldeias locais. E tudo isso, graças à comunicação de massa!
Nessa entrevista, ele conta um pouco de sua curta trajetória de sucesso, que pode servir de inspiração a uma legião de jovens artistas em vários lugares do planeta.
Qual sua idade e com quantos anos começou a criar?
GABRIEL FERNANDES – Tenho 22 aninhos. Sempre fui incentivado pelos meus pais a ter contato com a arte desde muito cedo. Lembro que quando eu tinha 7 anos, recebi vários tubos de tinta de presente no dia do meu aniversário. Eu só não fazia ideia de que aqueles momentos de criação se tornariam o meu trabalho em tempo integral.
Desde quando surgiu seu perfil no Instagram?
Pelas postagens, dá para perceber que até você está surpreso com esse público que cresce a cada dia.
GF – O @biel.artlife nasceu em 2020 e foi criado para ser a minha própria galeria pessoal, de início só os meus melhores amigos sabiam da existência dele. Realmente eu não estava esperando esse crescimento tão rápido, que louco, é um sentimento de gratidão tão grande ver o meu trabalho impactando pessoas tão maravilhosas!
Como foi que começou o processo de vendas pela internet?
GF – A partir do momento que comecei a mostrar o meu trabalho nas redes sociais, eu recebi as minhas primeiras encomendas vindas de amigos que amo e também da minha família. No começo eu conhecia intimamente todas as pessoas que adquiriam o meu trabalho. Quando comecei a fazer vídeos e mostrar o meu processo criativo fazendo as encomendas deles, alguns vídeos viralizaram e comecei a receber encomendas de outros estados e até fora do Brasil, desde então nunca mais parei!
Qual sua relação com sua cidade, Caicó, e a região do Seridó?
GF – O melhor lugar do mundo! A partir do momento que estou crescendo como artista quero trazer cada vez mais referências do lugar onde eu vim, do que eu vivi. A nossa cultura é tão rica!
Tem vontade de sair de Caicó ou do Rio Grande do Norte?
GF – De jeito nenhum, mas não diria “nunca irei me mudar”, ao passo que quero sair da minha zona de conforto, não me vejo longe das pessoas que eu amo.
Quais suas paixões na arte como um todo?
GF – Sou apaixonado pelo que me faz sentir bem. Criar cenários e representar diferentes histórias me lembram muito do movimento surrealista, pelo qual sou fascinado.
O que lhe inspira a fazer sua arte?
GF – Eu sei, pareço louco falando isso, mas tenho algumas visões do meu futuro. Estou em uma casa própria, com um ateliê cheio de plantas, em um lugar aconchegante e iluminado, fazendo o que eu amo. O que me inspira é que essa visão se concretize, é o que me deixa motivado a continuar.
O que é exatamente a arte da colagem? Exige curso ou técnica específica?
GF – A arte da colagem é uma linguagem, que através da assimilação de papéis e entre outros materiais, formam uma imagem, que vale mais de mil palavras. Não exige curso, embora os que existam são escassos e super necessários. Existem várias técnicas quando falamos de colagem, tudo depende do acabamento e o resultado que você espera obter com o seu trabalho.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias