Política

João Doria anuncia saída do PSDB

O ex-governador de São Paulo chegou a ser anunciado como pré-candidato do partido à presidência da República, mas viu seu projeto minado por opositores tucanos e saiu de cena

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de outubro de 2022 às 10:05

João Doria, governador de São Paulo

João Doria, ex-governador de São Paulo – Foto: Governo do Estado de São Paulo

O ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou na manhã desta quarta-feira (19) que está deixando o PSDB depois de 22 anos filiado à legenda. No anúncio, feito em carta divulgada à imprensa e publicada em suas redes sociais, Doria relembrou alguns feitos de sua trajetória política, destacando as vitórias em três prévias internas e duas eleições, para prefeito e governador de São Paulo, bem como sua atuação na pandemia de covid-19.

“Após 22 anos da filiação ao PSDB e seis anos de uma dedicada e intensa trajetória como prefeito de São Paulo e governador do Estado, comunico que formalizei junto ao diretório estadual do PSDB o meu desligamento do partido. Inspirado pelas ideias e virtudes de nomes como Franco Montoro, José Serra, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, busquei cumprir uma missão política e partidária pautada na excelência da gestão pública, num Estado menor e em favor de uma sociedade mais justa e menos desigual”, disse o ex-governador.

Doria seria o nome do PSDB para disputar a presidência da república neste ano, no entanto, após atritos internos no partido, o seu nome foi aos poucos sendo minado por colegas tucanos opositores ao seu projeto de chegar à presidência. Por fim, o ex-governador anunciou a saída da disputa presidencial e o ninho tucano fechou, oficialmente apoio à candidatura de Simone Tebet (MDB), que teve como candidata a vice-presidente uma indicada pelo PSDB, a senadora por São Paulo, Mara Gabrilli.

Após todo esse movimento, Doria se retirou de cena e quase que despercebido acompanhou as eleições enquanto voltou a atuar na iniciativa privada, de onde surgiu, até que neste dia 19 de outubro, faltando pouco mais de uma semana para o segundo turno das eleições presidenciais, anuncia sua saída do ninho tucano, onde permaneceu por mais de duas décadas.

“Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições. Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade do progresso social”, declarou o ex-governador João Doria.

Tags