Cotidiano

Jean Paul relata exemplo do RN para fortalecer energias renováveis

Presidente da estatal vinculou a mudança no perfil da empresa à sua capacidade de desenvolvimento tecnológico

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de janeiro de 2023 às 10:39

Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates – Foto: Vivian Fernandez

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ressaltou nesta segunda-feira (31) que a estatal vai investir em transição energética. Em evento do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), no Rio de Janeiro, ele falou dos avanços do Nordeste no setor pelo sol e ventos, como os projetos do Rio Grande do Norte. Prates prometeu criar uma Diretoria de Energia Renováveis.

“O que viabilizou as fontes renováveis no Rio Grande do Norte foi exatamente a evolução tecnológica. O que se dizia de energia eólica, por exemplo, 30 anos atrás, que era inviável, porque era coisa de maluco, que era caro demais. O que aproximou isso nos leilões e na competitividade para ganhar hoje da biomassa, ganhar do gás natural, ganhar de todo mundo e já ser a segunda fonte mais importante do Brasil, disputando agora com a solar, em 2º e 3º? É exatamente a evolução tecnológica, exatamente as inovações”, disse Prates.

Jean Paul Prates participou de perto desse momento da expansão das energias renováveis. O ex-senador sempre foi um defensor da transição energética e quer aproveitar esse novo momento do Brasil para colocar a Petrobras no mapa da sustentabilidade.

Como exemplo da capacidade da estatal para desenvolver novas tecnologias, o presidente da Petrobras citou o Cenpes (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello), que é da estatal. A intenção de investir na transição energética foi tema do 1º discurso de Prates como presidente da Petrobras.

“O porte e a trajetória da Petrobras fazem com que ela ocupe, naturalmente, um papel de grande impulsionadora da transição energética no Brasil”, declarou. A “diversificação rentável” nos negócios da Petrobras, com a inclusão de investimentos no segmento de energias renováveis, é uma ideia defendida por ele.

Tags