Política

Jacó Jácome tem missão de fazer deputados estaduais e federais no PSD

O parlamentar assumiu a presidência do partido após a saída do ex-governador Robinson Faria

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de março de 2022 às 10:44

Jacó Jácome, deputado estadual

Jacó Jácome, deputado estadual do RN, assume a presidência do PSD – Foto: João Gilberto

O deputado estadual Jacó Jácome (PSD), em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, na manhã desta terça-feira (15), falou sobre os próximos passos que o Partido Social Democrático deve dar no Rio Grande do Norte. A sigla, desde sua fundação em 2011, foi comandada no RN pelo ex-governador Robinson Faria, que na última semana anunciou a saída do partido. Com essa decisão do ex-líder, o presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, escolheu Jacó Jácome para substituir Robinson na presidência estadual da agremiação.

Jacó contou sobre o desafio posto pela direção nacional do partido para ele, que terá que cumprir uma difícil missão no plano local. Segundo o parlamentar, o intenção é de que o partido consiga sair das eleições de outubro com um deputado federal e pelo menos dois deputados estaduais eleitos no RN.

Para isso, o deputado diz já está trabalhando na criação de nominatas fortes, que possibilitem a entrega dessa demanda para o diretório nacional do PSD. Contudo, os nomes contatados pelo parlamentar são guardados à sete chaves, segundo ele, para evitar que outros partidos venham “pescar no seu aquário”.

Jacó Jácome está falando pelo PSD há aproximadamente 24 horas, mas já confirmou a intenção de abrir diálogos com a Governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), com quem ele deve conversar em breve, visto que já falou com interlocutores que devem viabilizar o encontro entre eles.

O deputado é conhecidamente próximo do projeto político de Fátima Bezerra, sendo inclusive, opositor à abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, que tramitou na Assembleia Legislativa do RN no último semestre de 2020. Apesar da aproximação, o deputado não confirma se acompanhará a governadora na caminhada rumo à reeleição. Segundo ele, o projeto principal hoje é entregar o que o PSD quer no RN, que são mandatos na Assembleia e na Câmara.

A gente não pode só pensar em governo, se a gente não tiver um bom projeto para deputados. Nós vamos ter candidaturas competitivas ou vamos ficar puxando a corda para candidato A ou candidato B? Isso pode nos atrapalhar. Então, pensando no nosso projeto, no nosso foco de boas candidaturas, de entregar um deputado federal, entregarmos dois estaduais ou mais, para que a presidência nacional fique satisfeita com o nosso trabalho“, disse o deputado Jacó Jácome, novo presidente do PSD-RN.

O deputado também destacou uma boa relação com Ezequiel Ferreira (PSDB), nome mais cotado para assumir o papel de oposição no RN  em uma disputa pelo Governo do Estado contra Fátima Bezerra, contudo, lembra que não há candidatura posta e  mais uma vez reforçou que sua prioridade de momento é construir uma boa nominata para fazer dois deputados estaduais e um federal, conforme pedido da presidência nacional do partido.

Sobre o grupo de candidatos pelo PSD, um nome é certo: o do ex-vice-governador Antônio Jácome, pai do deputado, e que ainda não definiu o cargo a ser disputado, mas segundo o presidente do PSD, hoje ele está mais próximo da corrida pela Câmara dos Deputados. Jacó falou dos outros parlamentares que hoje compõem os quadros do PSD, os deputados estaduais Vivaldo Costa e Galeno Torquato.

“Legalmente temos três, mas politicamente temos dois – deputados estaduais -, porque sabemos que o deputado Galeno vai mudar”, disse Jacó, confirmando que a saída de um dos deputados está confirmada. Ele confirma também que o seu segundo colega de partido na Assembleia, Vivaldo Costa, tem conversas para mudar de sigla, contudo, haverá conversa entre eles, e o PSD vai tentar manter o ex-governador nas fileiras do partido.

Mesmo com a saída de Galeno e a possibilidade de perder também Vivaldo, o deputado Jacó Jácome está otimista com a formção da nominata. “Ele – Vivaldo Costa – vai ser ouvido, qual o projeto dele e qual o meu projeto. A partir daí, nós vamos dizer quais os nomes que vão compor com a gente. Mas nós temos de dez a 15 candidatos a deputado estadual hoje, consolidados no nosso grupo. E deputados federais é tentar pegar candidaturas competitivas”, diz o deputado Jacó que confirma também a possiblidade de algum deputado com mandato desembarcar no PSD para a disputa das eleições deste ano.

 

Tags