Esporte

Italo Ferreira é vice-campeão do Surf Ranch Pro

Potiguar foi derrotado pelo californiano Griffin Colapinto por menos de um ponto

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de maio de 2023 às 08:24

Italo Ferreira é vice-campeão do Surf Ranch Pro

Italo Ferreira durante final do Surf Ranch Pro em Lemoore, na California – Foto: Aaron Hughes/World Surf League

O surfista potiguar Italo Ferreira se tornou vice-campeão do Surf Ranch Pro. Ele chegou perto de manter a hegemonia de títulos brasileiros nas ondas artificiais do deserto da Califórnia, mas foi derrotado por menos de um ponto pelo norte-americano Griffin Colapinto na final, realizada neste domingo (28).

Italo e Colapinto fizeram uma disputa equilibrada do começo ao fim, que acabou com o apertado placar de 17,77 a 17,13 em favor do californiano, que venceu uma etapa pela primeira vez nesta temporada. O triunfo, contudo, foi o suficiente para levá-lo para a liderança do Circuito.

Ítalo Ferreira se disse feliz com o vice-campeonato. “Foi um longo dia e estou muito feliz com meu desempenho no evento dessa vez”, disse Italo no pódio. “Eu cheguei aqui com muita confiança de conseguir um bom resultado. Estou feliz por estar fazendo parte desse pódio e muito obrigado a todos os fãs pela torcida e todo o apoio, vocês foram incríveis”, continuou.

Colapinto chegou aos 35.090 pontos, desbancando o brasileiro João Chianca da ponta. Chumbinho, como é mais conhecido, ocupa agora o segundo lugar, com 33.000. Filipe Toledo vem no terceiro lugar geral, com 31.660. Na sequência, o brasileiro mais bem colocado do ranking é Gabriel Medina, em sexto, com 24.705.

Para chegar à final, Italo superou o australiano Ethan Ewing por 16,60 a 16,36. Na outra semifinal, Colapinto eliminou Filipinho por 15,60 a 14,10. Antes, ainda pelas quartas de final, Italo havia sido o algoz de Chumbinho, por 17,27 a 8,33. Filipinho venceu o italiano Leonardo Fioravanti por 17,20 a 16,17.

Medina foi superado por Ewing nos detalhes. Ambos terminaram com a mesma pontuação: 16,67. Mas o australiano levou a melhor no desempate, que era a maior nota individual, com 9,07. Já Yago Dora se despediu ao ser batido por Colapinto por 14,57 a 9,43.

O Circuito Mundial será retomada já no mês de junho, com duas etapas em um intervalo de 20 dias. A primeira será realizada em El Salvador, entre 9 e 18 de junho. Uma semana depois, os principais surfistas do mundo vão desembarcar no Rio de Janeiro para a disputa da etapa de Saquarema na janela de 23 de junho a 1º de julho.

Tags