A identificação precoce e correta dos sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a distinção dos sintomas da Deficiência Intelectual (DI) são desafios na rede pública de saúde em todo o Brasil. Visando mitigar essa problemática no Rio Grande do Norte, o Instituto Santos Dumont (ISD) irá promover uma ação de educação permanente gratuita, com duração de 24 meses, voltada aos profissionais da saúde que atuam nos Centros Especializados em Reabilitação espalhados pelo território potiguar. São ofertadas 100 vagas e as inscrições se encerram nesta quarta-feira (4), com início das aulas previsto para o dia 9 deste mês.
A formação é financiada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde, que incentiva ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da pessoa com deficiência. Os profissionais irão participar de atividades voltadas à “Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo e Deficiência Intelectual: uma necessidade para a integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS)”. As atividades serão desenvolvidas por professores especialistas na área, como a Profa. Dra. Izabel Hazin, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por exemplo.
O objetivo geral desse projeto é auxiliar profissionais de saúde de Centros Especializados em Reabilitação do Estado do Rio Grande do Norte no acolhimento, manejo e desenvolvimento de ações de cuidado à saúde, voltadas para o diagnóstico diferencial entre Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo, assim como para a reabilitação intelectual de crianças com diagnóstico de DI ou TEA. As atividades têm como público-alvo a equipe multiprofissional de reabilitação (psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais) desses Centros.
“Torna-se necessário e urgente o desenvolvimento de atividades de educação permanente voltadas para robustecer a formação de profissionais de saúde em um cenário regional, onde há alta prevalência de pessoas com deficiência – 23,9% da população brasileira possui pelo menos uma deficiência (visual, auditiva, motora ou intelectual). O Estado do Rio Grande do Norte possui o maior índice (taxa de 27,76% acima da média nacional). Das quatro deficiências investigadas (visual, auditiva, motora e intelectual) há 30.634 pessoas em grau severo ou com deficiência intelectual e estima-se 2.941 pessoas com diagnósticos que justificam a reabilitação na área da deficiência intelectual, segundo dados do Censo Demográfico de 2010. Os números atuais podem ser ainda maiores”, ressalta a preceptora neuropsicóloga Samantha Maranhão, coordenadora das Atividades de Educação em Saúde do ISD.
As 100 vagas estão distribuídas entre os seguintes Centros:
O conteúdo programático está dividido em 636 horas/aula (compreendidos encontros remotos e presenciais com práticas profissionais), nos seguintes temas:
Apresentação do Instituto Santos Dumont (ISD) – 16 horas/aula;
Contribuições da Neurologia para o diagnóstico diferencial entre DI e TEA – 32 horas/aula;
Escalas IRDI e M-CHAT – 32 horas/aula;
Contribuições da Neuropsicologia para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;
Contribuições da Fonoaudiologia para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;
Contribuições da Terapia Ocupacional para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;
Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Piesc) – 72 horas/aula;
Projeto Terapêutico Singular (PTS) aplicado à reabilitação intelectual – 32 horas/aula;
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) aplicada à reabilitação intelectual – 32 horas/aula;
O trabalho da Equipe Multiprofissional na reabilitação intelectual do TEA e DI – 320 horas/aula;
Encerramento do curso – 4 horas/aula.
As inscrições estão abertas até o próximo dia 4 de maio e são gratuitas.
Devem ser feitas através do link enviado para cada CER.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias