Bolsonaro foi internado após passar mal no interior do RN. Foto: Reprodução
“O paciente está clinicamente orientado e sem dor após analgesia e, a depender dos resultados dos exames de imagem, será discutida, em comum acordo com a família, a necessidade de eventual remoção para outros centros especializados”, diz o boletim
Publicado 11 de abril de 2025 às 16:30
Internado em Natal desde o final da manhã desta sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro passará por um exame de tomografia de tórax e abdômen, com uso de contrate. “Um dos médicos dele está se deslocando a pedido da família de São Paulo para Natal para apoiar a nossa equipe clínica aqui”.”, informou o médico Luiz Roberto Leite Fonseca, que é diretor médico do Hospital Rio Grande, onde Bolsonaro está internado.
De acordo com informações dadas pelo médico, ele não tem condições de alta hospitalar e sua transferência para um outro hospital será decidida pela família. “Clinicamente ele está estável o suficiente para que seja feita uma transferência para o Centro-sul do país em aeronave com apoio, aeronave UTI, com apoio de equipe médica, de equipe de enfermagem, mas essa decisão ela será da família”.”, explicou.
De acordo com Luiz Roberto Fonseca, o ex-presidente apresenta “uma distensão abdominal, uma condição de semi-oclusão intestinal, está em avaliação radiológica, está sendo feito exames de imagem”. Segundo o médico, “para agora não há indicação de necessidade de intervenção cirúrgica de emergência”.
“O quadro dele após as medidas clínicas, a analgesia, passagem de sonda nasogástrica, melhorou a condição clínica dele, o que tira ele da condição de urgência. Então agora a condição é clínica, mantê-lo em dieta zero, observar o comportamento do intestino, hidratar, devolver eletrólitos que são os íons, potássio, cálcio, para o bom funcionamento do intestino e observação clínica” detalhou.
O médico explicou ainda que o Hospital Rio Grande reservou um andar inteiro para atender o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Por óbvio que a prerrogativa do cargo impõe esse tipo de medida, sem nenhum tipo de prejuízo ao funcionamento do hospital. O hospital tem trezentos e trinta leitos, então a gente consegue fazer essa assistência sem mudar a rotina do hospital”, explicou.
Assista abaixo o vídeo completo com as explicações sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, internado em um hospital de Natal após passar mal no interior do RN:
Confira abaixo o boletim médico do ex-presidente Jair Bolsonaro:
Natal, 11 de Abril de 2025
“O Hospital Rio Grande informa que, no dia 11 de abril de 2025, por volta das 11:15 da manhã, deu entrada neste nosocômio o Ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, proveniente do Hospital de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. A transferência foi realizada por meio de remoção aérea, utilizando veículo de asa rotativa da PM do estado do RN, com destino inicial ao Hospital Walfredo Gurgel, sendo posteriormente conduzido em ambulância do SAMU/Natal até o Hospital Rio Grande.
O paciente apresentou-se com quadro de distensão abdominal e dor, tendo sido prontamente atendido pela equipe clínica e cirúrgica do hospital, sob coordenação do Dr. Hélio Barreto, e pelos cardiologistas Álvaro Barros e Dr. Marcelo Cascudo, além da Direção Médica sob os cuidados do Dr. Luiz Roberto Fonseca.
O Sr. Jair Bolsonaro encontra-se hospitalizado, com parâmetros vitais estáveis, recebendo hidratação venosa, profilaxia antibacteriana e realizando exames laboratoriais complementares. Está programada a realização de exames de imagem com contraste para melhor avaliação do quadro clínico.
No momento, a condução do caso permanece. O paciente está clinicamente orientado e sem dor após analgesia e, a depender dos resultados dos exames de imagem, será discutida, em comum acordo com a família, a necessidade de eventual remoção para outros centros especializados.”
Dr. Luiz Roberto Leite Fonseca
Diretor Médico – Hospital Rio Grande
CRM/RN 4132 – RQE 2998
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias