Cultura

Instituto de Música lança cronograma de testes e matrículas

Escola de música vinculada à Fundação José Augusto (FJA) destinará metade das vagas para estudantes da Rede Estadual de Educação. Para esse público, não haverá cobrança de mensalidade.

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de fevereiro de 2024 às 16:35

Instituto Música testes matrículas

Os testes e matrículas para o Instituto de Música Waldemar de Almeida serão realizados até o dia 7 de março – Foto: Assecom/FJA

O Instituto de Música Waldemar de Almeida, vinculado à Fundação José Augusto (FJA), está com matrículas e agenda de testes abertas para novos alunos. As aulas serão gratuitas para estudantes da Rede Estadual de Educação, para quem serão destinadas 51% das vagas remanescentes em cada nova turma, a partir deste semestre letivo (2024.1). A partir desta última semana de fevereiro, até o dia 7 de março, estarão sendo realizados testes e matrículas para algumas modalidades de instrumentos, cursos de teoria musical, canto lírico e acesso ao Coral Harmus, conforme cronograma. As vagas também são destinadas ao público em geral.

“Com essas ações, o Instituto de Música Waldemar de Almeida busca expandir seu alcance e continuar desempenhando um papel vital na formação musical, cultural e educacional de um público diversificado, promovendo inclusão e enriquecimento das vidas dos alunos e da comunidade em geral”, explicou Gilson Marias, diretor geral da Fundação José Augusto, autarquia a qual o IMWA é vinculado. “Esta ação representa um passo significativo em direção a essa missão, reafirmando nosso compromisso com a música como uma ferramenta poderosa de transformação e inclusão social, completou o coordenador Sérgio Farias.

Durante 37 anos de existência, o Instituto de Música Waldemar de Almeida (IMWA) já formou milhares de estudantes, promoveu a musicalização de crianças, possibilitou a formação musical de excelência a jovens e adultos e o acesso a estudantes de baixa renda aos cursos técnico e de graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN. O IMWA, através de seus cursos livres, aperfeiçoou também músicos instrumentistas e cantores, hoje profissionais renomados, através de uma formação musical sólida, tanto na prática como na teoria musical, seja na música popular ou na música erudita.

Segue o quadro de vagas e cronograma:
  • Baixo Elétrico (09 vagas) – Testes: Dia 07/03 – 09h e 14h – Local: IMWA.
  • Canto Lírico (02 vagas) – Testes: Dia 01/03 – 09h e 13h – Local: IMWA.
  • Coral Harmus (16 vagas) – Testes: Dia 05/03 – Local: Escola de Governo (Centro Administrativo do Estado).
  • Flauta/doce e transversal (05 vagas) – Testes: Dia 27/02 – 08h – Local: IMWA.
  • Iniciação infantil – Não haverá testes – Inscrições: Dias 26 a 28/02, das 08h às 12h e das 13h às 16h – Local: IMWA.
  • Iniciação musical para jovens (20 vagas) – Não tem datas de testes – 10h e 15h – Local: IMWA.
  • Violino iniciante (05 vagas) – Testes: 04/03 -15h – Local: IMWA.
  • Violino Nível II (10 vagas) – Não haverá testes – Inscrições: De 28/02 a 01/03, das 08h às 12h e das 13h às 16h – Local: IMWA.
  • Violão clássico (03 vagas) – Testes: Dia: 01/03 – 10h às 12h – Local: IMWA.
  • Teoria musical – Prof. Joselene (20 vagas) – Testes: 01/03 – 11h – Local: IMWA.
  • Teoria musical – Prof. Paulão (02 vagas) – Testes: Dia 08/03 – 13h30 – Local: IMWA.
  • Teoria musical – Prof. Gamal – Não haverá testes – Inscrições: De 28/02 a 01/03, da 08h às 12h e das 13h às 16h – Local: IMWA.

Os testes de aptidão ou entrevistas variam de acordo com cada docente. Em geral, os parâmetros para admissão mais utilizados são, além da aptidão ao instrumento,  o interesse, o tempo disponível para o estudo, o ensino a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e em alguns casos, ter o instrumento. Atualmente 51% das vagas são disponibilizadas para os estudantes da rede pública estadual de ensino.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags