O primeiro alerta diz respeito a chuvas intensas é inclui 148 cidades do estado. O segundo fiz respeito a acumulação de águas das chuvas, mas só inclui 15 municípios, todos localizados mais próximos ao litoral, ao sul do estado
Publicado 27 de fevereiro de 2024 às 16:07
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira (27) dois alertas de perigo relacionados a chuvas que incluem mais de 140 cidades no RN. O primeiro é um alerta de perigo para chuvas intensas que engloba 148 cidades. O segundo chama a atenção para o perigo de chuvas acumuladas em 13 cidades, estas mais ao litoral, na porção sul do estado.
O alerta de chuvas intensas se refere a precipitações que estariam previstas para começar às 10h25min desta terça-feira e teriam previsão de término às 10h da quarta-feira (28). A estimativa — caso se confirme a previsão — é que as chuvas atinjam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Os riscos incluem corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Com relação ao acumulado de chuvas, o INMET também alertou que isso poderia começar às 14h17min desta terça-feira (27) e estender-se até as 10h do dia seguinte. Este fenômeno traz o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, e transbordamentos de rios, especialmente em áreas de risco.
Para ambos os alertas, o INMET dá as seguintes orientações de segurança:
O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) vem registrando na última semana de fevereiro chuvas diariamente e em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (27), o boletim pluviométrico das 9h15 registrou a ocorrência de chuvas em 84 postos de monitoramento nas últimas 24h.
Municípios da região Leste Potiguar foram os mais chuvosos: Nísia Floresta (45mm), Parnamirim (30,2mm) e Goianinha (23,4mm). Em Natal, o acumulado atingiu 17mm. As chuvas nesta época do ano decorrem da atuação do sistema meteorológico Zona de Convergência Intertropical.
“Nas últimas semanas observamos a ocorrência de bons volumes de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, confirmando a previsão anunciada do mês de fevereiro com volumes acima da média esperada. As chuvas deverão continuar com atuação eficiente da Zona de Convergência, associado ao aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico que provocam aumento da umidade, favorecendo a formação de nuvens com chuvas, inclusive com descargas elétricas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot
As análises apontam a previsão de continuidade de chuvas pelo menos até o dia 10 março, “tanto no interior como na faixa litorânea e agreste potiguar”, avaliou Bristot. Para a quarta-feira, a previsão é de chuvas e trovoadas nas regiões de Mossoró, Alto Oeste e Seridó. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com chuvas.
O Sistema de Monitoramento indica a probabilidade de ocorrência de chuvas acima de 50mm nas regiões do Agreste Potiguar e Seridó Potiguar. “Os modelos meteorológicos apontam a possibilidade de ocorrência de chuvas em qualquer momento do dia até o próximo domingo”, disse.
Em caso de chuvas intensas com incidência de raios, a Defesa Civil do Rio Grande do Norte recomenda não se abrigar debaixo de árvores; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, retirar os aparelhos elétricos eletrônicos das tomadas e desligar o quadro geral de energia. Em caso de necessidade de atendimento emergencial, acionar a equipe pelo número 84 98120-1297 e Corpo de Bombeiros 193.
Cerro Corá, na microrregião Serra de Santana, com 334,5 milímetros; Luís Gomes (329,0) e Coronel João Pessoa (322,6), ambos localizados na Serra de São Miguel, são os municípios com maior volume acumulado de chuvas desde 01 de janeiro de 2024. Também fazem parte da lista Mossoró (312,0), Triunfo Potiguar (310,6), Janduís (307,2), Currais Novos (307,1) e Ipanguaçu (302,8).
Confira abaixo a lista das cidades sob alerta de chuvas intensas no RN:
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias