O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas intensas no Rio Grande do Norte - Foto: Reprodução
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), os meses de fevereiro a maio de 2025 devem ser marcados por chuvas irregulares, influenciadas pelo fenômeno La Niña
Publicado 5 de fevereiro de 2025 às 13:30
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de “perigo”, para chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (5). O aviso, válido até quinta-feira (6), prevê precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, que podem atingir de 60 a 100 km/h.
O alerta também abrange todo o estado da Paraíba, além cobrir parte dos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Alagoas.
Riscos potenciais
O alerta destaca riscos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A Defesa Civil recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, os telefones de contato são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Previsão para os próximos meses
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), os meses de fevereiro a maio de 2025 devem ser marcados por chuvas irregulares, influenciadas pelo fenômeno La Niña, de intensidade moderada no Oceano Pacífico. A região Oeste do estado, incluindo a Chapada do Apodi, deve registrar os maiores volumes pluviométricos, com acumulados entre 30 e 60 mm.
Temperaturas e chuvas por região
A previsão da Emparn indica que as temperaturas no estado variarão entre 31°C e 38°C nos próximos meses. As chuvas devem ser mais intensas na região Oeste, com acumulados de 116,5 mm em fevereiro e 197,5 mm em março. No Agreste, os volumes devem ficar entre 69,6 mm e 164,8 mm no mesmo período.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias