A presença do ex-presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte está movimentando os bastidores políticos no Estado. A euforia dos aliados, que aguardam com ansiedade a chegada de seu líder, é contrastada pela indignação de opositores que reagem com grande descontentamento à notícia da chegada do grande adversário político da direita brasileira.
Com previsão de desembarcar no RN na próxima terça-feira (24), Lula não deve encontrar apenas flores em sua caminhada pela ‘Terra de Poti’. Alguns políticos do nosso Estado já começam a levantar a voz em desaprovação às andanças do petista, relembrando o recente histórico do político com a justiça, que o levou à prisão, onde permaneceu por quase dois anos.
“A presença do ex-presidente Lula aqui, nos preocupa porque é o endeusamento a bandido. Ele é bandido, é marginal, processado, julgado e condenado em segunda instância em mais de um processo, fora os outros que correm contra ele”, disse o deputado federal General Girão Monteiro (PSL).
O parlamentar também trouxe à memória as anulações e decisões favoráveis a Lula, que o colocaram novamente na corrida presidencial depois que a justiça restabeleceu os direitos políticos do ex-presidente: “a gente tem um ativismo político feito por alguns integrantes do STF, que resolveram soltá-lo, dizendo que ele só poderia ser considerado ficha suja depois que as condenações fossem transitadas em julgado no STF. Eu lamento muito isso aí”, disse o deputado.
Girão Monteiro também levantou críticas aos apoiadores da causa petista que pretende recolocar Lula no Planalto: “lamento muito as pessoas fazendo endeusamento a gente que roubou dinheiro que foi enviado para outros países e que nunca vai voltar, dinheiro que foi usado para enriquecimento da família dele, e que nunca teve uma justificativa”, diz o parlamentar que ainda complementa: “isso demonstra a pobreza da sociedade, a falta de princípios e de valores por parte de pessoas que continuam apoiando um marginal com tamanha malignidade e desserviços feito ao nosso Brasil”.
Outro político potiguar que se demonstra insatisfeito com as andanças de Lula e sua chegada ao RN é o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC), que é enfático ao dizer que a vinda dele ao Estado não representa “nada”, e também relembrou os recentes episódios do ex-presidente com a justiça: “é um ser humano com dezenas de condenações em seu currículo, e através de ex-advogados que ele fez magistrados, acabou tendo alguns processos anulados. De certo modo, o Supremo pegou um criminoso condenado e o libertou das sentenças para que pudesse concorrer às eleições”, disse Azevedo.
As críticas continuam e o parlamentar levantou ainda a hipótese de ele estar no Nordeste em busca de apoio político para o processo eleitoral de 2022. Contudo, Azevedo conta que ele deixou para a região um histórico de retrocesso.
“O que ele deixou para o Nordeste foi um histórico de obras inacabadas, de fazer e refazer, e deixou ainda esse histórico de denúncias de corrupção nas obras do São Francisco e Oiticica, que se arrastaram durante todo o período do Governo do PT. A Reta Tabajara é outro símbolo de descaso na execução de obras dos governos do PT, assim como a falta de segurança hídricas e de integração de bacias que nunca foi feito aqui no RN”, diz o deputado Coronel Azevedo, que completa: “estamos vivendo outra época. Um tempo de eficácia nos serviços públicos, pleno vapor das obras, apesar da pandemia, e deixando para trás esse histórico de denúncias de corrupção e obras mal feitas e inacabadas”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias