Celulares antigos, televisores de tubo, rádios, computadores clássicos e até mesmo uma réplica do primeiro telefone móvel do mundo estarão reunidos na exposição “Lixo eletrônico: tudo isso já foi o futuro”. A mostra começou nesta segunda-feira (24) no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), conta com mais de 350 itens que marcaram gerações. A iniciativa é uma parceria entre a empresa Natal Reciclagem e o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) e busca despertar a consciência ambiental e chamar atenção para a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos.
O Brasil figura entre os cinco maiores produtores de lixo eletrônico do mundo, segundo relatório divulgado em 2024 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar desse volume expressivo, apenas 3% dos resíduos são descartados corretamente, o que agrava os impactos ambientais, podendo contaminar solos e cursos d’água. Além disso, essa realidade dificulta o reaproveitamento de materiais valiosos para a indústria. Diante desse cenário, a exposição busca informar e engajar a comunidade, destacando a necessidade de soluções sustentáveis para o destino correto desses resíduos.
Entre os destaques da mostra, o público poderá conferir um exemplar do Motorola PT550, o primeiro celular lançado no Brasil, além de uma réplica do Motorola DynaTAC 8000X, considerado o primeiro telefone móvel do mundo. Além disso, será possível explorar a evolução do design e da tecnologia ao longo das últimas décadas, proporcionando uma experiência que dialoga tanto com as novas gerações quanto com aqueles que acompanharam o surgimento desses dispositivos.
De acordo com Jurandir Nunes, gestor ambiental da Natal Reciclagem, a iniciativa também divulga alternativas acessíveis para o descarte adequado do e-lixo, como o serviço de coleta domiciliar gratuita da empresa e os mais de 50 pontos de coleta distribuídos pelo Rio Grande do Norte. Um deles, inclusive, instalado no prédio do IMD. Para agendar a retirada de equipamentos maiores, a população pode entrar em contato pelo EcoZap, no número (84) 99966-4010.
A exposição conta com o apoio do Projeto Natal Limpa, IDEMA, CAERN, Natal Reciclagem, Circulare, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e RN + Limpo.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias