Oficina de confecção de próteses mamárias será realizada no dia 20 de dezembro - Foto: Divulgação/Ebserh

Cotidiano

Solidariedade Huol promove oficina de confecção de próteses mamárias

Próteses serão feitas com alpiste durante uma oficina terapêutica para pacientes e cuidadores; equipamento vão para doação a mulheres mastectomizadas

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de dezembro de 2024 às 19:30

No próximo dia 20 de dezembro, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), da Rede Ebserh, irá promover uma oficina terapêutica em educação em saúde de confecção de próteses mamárias feitas com alpiste para pacientes oncológicos do Huol e cuidadores. A oficina está entre as ações da terapia ocupacional do hospital. 

A confecção das próteses mamárias faz parte de um projeto nacional que promove a doação de próteses mamárias a mulheres diagnósticas com câncer de mama que tiveram a mama retirada. “Essa ação acontece no Brasil todo. Muitas organizações fazem essas próteses e doam as várias instituições. Aqui no Huol, temos oficinas terapêuticas com os cuidadores e com os pacientes, normalmente fazemos em equipe multidisciplinar, e a terapia ocupacional faz parte”, destaca a terapeuta ocupacional do Huol, Alaine De Grande.

Além da educação em saúde, a oficina visa promover relaxamento e diminuição do stress socialização aos pacientes e cuidadores. De acordo com Alaine, será possível ensinar a população atendida a técnica da confecção das próteses utilizando material de baixo custo e de fácil acesso. As próteses são feitas com alpiste, uma alternativa para mulheres que não fizeram a reconstrução da mama após a mastectomia. A peça pode durar até um ano de uso, se não molhar.

As próteses mamárias são usadas no local da retirada da mama, por cima da pele já cicatrizada e sob o sutiã da própria paciente, os tamanhos variam entre 40 e 46. “Se a paciente quiser usar para ir à praia por exemplo, só embalar em um preservativo”, disse Alaine.

Idealizadora da ação no Huol, Alaine De Grande afirma que a oficina terapêutica e a doação das próteses melhoram a autoestima das mulheres, “e outros ganhos que as próprias atividades grupais oferecem as pessoas que irão confeccionar”, acrescentou a profissional.  

As próteses confeccionadas ficam sob responsabilidade dos profissionais mastologistas da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Natal – RN. “São os profissionais que indicam, oferecem e doam as próteses as mulheres que necessitam em parceria com a terapia ocupacional”, informou Alaine.

A oficina será ministrada por Alaine De Grande, com a participação de aproximadamente 10 pessoas, entre pacientes e cuidadores do setor de oncologia do Huol-UFRN.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Tags