Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag deixaram o território palestino em veículos da Cruz Vermelha

Paz Hamas liberta mais 4 reféns israelenses em acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza

As reféns Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag foram entregues a representantes da Cruz Vermelha por volta das 6h (horário de Brasília)

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de janeiro de 2025 às 08:10

O grupo Hamas libertou, na manhã deste sábado (25), quatro reféns israelenses como parte de um acordo de cessar-fogo negociado em Gaza. As reféns Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag foram entregues a representantes da Cruz Vermelha por volta das 6h (horário de Brasília), informou a agência de notícias Reuters.

As quatro militares foram apresentadas em um palco na Cidade de Gaza, cercadas por uma multidão de palestinos e membros armados do Hamas. Após acenarem e sorrirem, elas foram conduzidas a veículos da Cruz Vermelha. Pouco depois, autoridades israelenses confirmaram que as reféns já estavam sob a custódia de Israel.

Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag deixaram o território palestino em veículos da Cruz Vermelha

Troca de reféns e prisioneiros

Como contrapartida, Israel deve libertar até 250 prisioneiros palestinos ainda neste sábado. O acordo estabelece a liberação de 30 a 50 prisioneiros para cada refém devolvido e prevê a interrupção temporária de bombardeios e operações militares na Faixa de Gaza.

Nos primeiros 42 dias de cessar-fogo, espera-se que o Hamas libere entre três e quatro reféns por semana, segundo os termos do acordo.

Contexto da captura

Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag foram capturadas durante o ataque à base militar de Nahal Oz, em 22 de outubro de 2022. A ofensiva resultou em cerca de 1.200 mortes e 250 pessoas feitas reféns.

Essa é a segunda rodada de libertações desde o início do acordo. No fim de semana anterior, o Hamas havia liberado três reféns, incluindo duas israelenses e uma britânica com cidadania israelense.

Primeiras reféns libertadas

Entre as reféns libertadas na primeira etapa estavam:

  • Romi Gonen, 24 anos: sequestrada ao tentar fugir do festival Supernova.
  • Emily Damari, 28 anos: britânica-israelense capturada no Kibutz Kfar Aza.
  • Doron Steinbrecher, 31 anos: enfermeira veterinária, sequestrada em seu apartamento em Kfar Aza.

As reféns passaram por avaliação médica após sua chegada em Israel, informou o governo israelense. O processo de libertação de outros 33 reféns está em andamento.

Reféns mais jovens

Entre os nomes divulgados para futuras libertações estão os irmãos Kfir e Ariel Bibas, de 2 e 5 anos, sequestrados em 7 de outubro de 2023. O governo israelense segue monitorando as negociações para garantir o cumprimento integral do acordo.