O Grupo Reviver celebrou, nesta terça-feira (1º), durante a abertura do Outubro Rosa, 12 anos de atividade e a realização de quase 90 mil mamografias. Fundado em 2012 com a missão de informar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, desde 2019, a organização sem fins lucrativos mantém um calendário permanente de exames de mamografia com a sua unidade móvel.
A presidente do Reviver, Ana Tereza Fiúza da Mota, destacou o papel fundamental das associadas-contribuintes, dos colaboradores e voluntários, a parceria com políticos que destinaram emendas ao longo do período, da imprensa, de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e parceria com o Instituto Riachuelo.
“Quando formamos o grupo, não imaginávamos que chegaríamos tão longe. Hoje o diagnóstico do câncer de mama, na cidade do Natal, não pode ser dissociado do Grupo Reviver. Realizamos em torno de 47% de todas as mamografias feitas na cidade. É uma parceria público privada que deu certo. É o maior projeto de saúde comunitária que temos no Nordeste do Brasil”, afirmou a presidente.
De janeiro de 2019 até julho de 2024, o Grupo Reviver realizou 88.052 exames mamográficos, além de ultrassonografias, biópsias, citologias e consultas especializadas realizadas na sua sede, localizada na Avenida Amintas Barros, na capital potiguar. O Reviver também vai aos interior, tendo percorrido 40 municípios potiguares. “A grande característica do nosso atendimento é a humanização em acolher as pacientes e a celeridade na busca de resolução para o tratamento. Temos certeza de que salvamos muitas vidas e que estamos trilhando o caminho certo”, afirmou Ana Tereza.
Em outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Grupo Reviver tem o seguinte calendário de atendimentos com a unidade móvel: até 03/10 – UBS Candelária, Rua Barão de Açu; 07/10 – Defensoria Pública do RN, Rua Sérgio Severo, 2037, Lagoa Nova; 08 a 11/10 – UBS Nova Descoberta, com atendimento Escola Estadual Castro Alves); 14 a 17/10 – USF Gramoré, Avenida Guaratinguetá, Lagoa Azul; 18/10 – Procuradoria Geral do Estado, Avenida Afonso Pena, 1155; 19/10 – Mutirão na UNI-RN, Rua Prefeita Eliane Barros Cabral, 2000, Tirol; 21 a 25/10 – USF Vista Verde – Rua Linda Batista, Pajuçara; 28/10 a 01/11 – Assembleia Legislativa do RN, Praça 7 de Setembro, Cidade Alta.
O atendimento na unidade móvel acontece sempre das 7h30 às 16h30, com distribuição diária de fichas no início do expediente. As mulheres a partir dos 40 anos devem levar RG, cartão SUS de Natal e comprovante de residência. Já na Assembleia Legislativa, as mulheres podem ser residentes em qualquer município do Rio Grande do Norte.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias