Cotidiano

Grande Natal tem cinco pontos impróprios para banho; saiba onde estão

De acordo com o boletim, três dos pontos impróprios foram identificados na capital potiguar: Via Costeira (Cacimba do Boi), Areia Preta (Praça da Jangada) e Redinha (Rio Potengi)

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de junho de 2023 às 14:38

Projeto do Complexo Turístico da Redinha

Praia da Redinha – Foto: Alex Régis/Secom

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) divulgou o boletim de balneabilidade nº 25/2023, informando que cinco trechos de praias e rios na região da Grande Natal estão impróprios para banho neste fim de semana.

De acordo com o boletim, três pontos impróprios foram identificados na capital potiguar. São eles: Via Costeira (Cacimba do Boi), Areia Preta (Praça da Jangada) e Redinha (Rio Potengi). Além disso, foi constatado que o Rio Pium, localizado no Balneário Pium, em Parnamirim, e a Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta, também não estão recomendados para banhistas.

A análise, realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), faz parte do Programa Água Azul.

Para a elaboração do boletim, foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos estrategicamente distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.

A análise leva em consideração a presença de coliformes termotolerantes nas águas, seguindo as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

É recomendado que os frequentadores evitem o banho nas áreas identificadas como impróprias, a fim de prevenir problemas de saúde relacionados à qualidade da água.

Os pontos impróprios para banho na Grande Natal são:
  1. Via Costeira (Cacimba do Boi) – Natal
  2. Areia Preta (Praça da Jangada) – Natal
  3. Redinha (Rio Potengi) – Natal
  4. Rio Pium (Balneário Pium) – Parnamirim
  5. Foz do Rio Pirangi – Nísia Floresta
Tags