As empresas Solar Coca-Cola e o Consórcio Embracon foram as vencedoras do prêmio GPTW (Great Place to Work) Rio Grande do Norte 2024, que reconheceu as melhores empresas para trabalhar no estado.
Na premiação deste ano, um total de 30 empresas participaram do processo de avaliação. As empresas precisavam ter no mínimo 30 funcionários e possuir CNPJ registrado no Rio Grande do Norte.
Entre as avaliadas, 11 foram reconhecidas como as melhores, sendo três de pequeno porte e oito de médio e grande porte.
As melhores na categoria de pequenas empresas foram: Consórcio Nacional Embracon (1º lugar), Confiança Soluções Financeiras (2º lugar) e Onepet (3º lugar).
Na categoria de médias e grandes empresas, as vencedoras foram: Solar Coca-Cola (1º lugar), ESIG Group (2º lugar), Neoenergia Cosern (3º lugar), Riograndense Distribuidora (4º lugar), Teleperformance Group (5º lugar), CENEGED (6º lugar), Grupo WT (7º lugar) e Dois A Engenharia (8º lugar).
O estudo deste ano destacou um aumento significativo no número de empresas participantes e funcionários envolvidos, com 15.115 colaboradores de 30 empresas.
O processo de avaliação incluiu uma pesquisa quantitativa, onde as empresas precisavam atingir um índice mínimo de confiança de 70%, seguido por uma avaliação qualitativa das práticas culturais das organizações.
O tempo médio de existência das empresas premiadas em 2024 foi de 25 anos, refletindo a maturidade e estabilidade dessas organizações.
Segundo a premiação, a representatividade de mulheres aumentou de 25% em 2022 para 31% em 2024, sinalizando uma melhoria na inclusão feminino.
Outra características das empresas vencedoras é o turnover voluntário (saída por conta própria) dos colaboradores. Em 2022, o turnover voluntário era de 4%, indicando que uma pequena parcela dos colaboradores optou por deixar as empresas por vontade própria. Esse percentual caiu para 3% em 2023 e manteve-se no mesmo nível em 2024.
As empresas têm adotado práticas eficazes de engajamento e satisfação dos colaboradores, resultando em maior estabilidade e menor rotatividade voluntária. O principal motivo para os colaboradores permanecerem em seus trabalhos é a oportunidade de crescimento e desenvolvimento, seguido pela priorização da qualidade de vida. Outros fatores incluem alinhamento de valores, remuneração e benefícios, e estabilidade.
A adoção de práticas de saúde mental manteve-se constante, com 100% das organizações premiadas implementando tais medidas tanto em 2023 quanto em 2024, evidenciando a prioridade contínua dada ao bem-estar mental dos colaboradores. Em contrapartida, a proporção de empresas que adotam jornadas ou modelos híbridos de trabalho caiu de 70% em 2023 para 44% em 2024.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias