Foi lançado no início da manhã desta segunda-feira (28), a plataforma online do novo Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte. A apresentação aconteceu no encontro em Defesa das Energias Renováveis, realizado na Casa da Indústria.
O projeto do Atlas envolve R$ 2,6 milhões em investimentos do Governo do RN. Agora, as informações estão reunidas em uma plataforma única. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica onshore; ou seja, em terra; do Brasil, com 6,5 Gigawatts (GW), e tem potencial no offshore para produzir 140 GW.
O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). As análises foram feitas por meio de termo de colaboração firmado entre o Governo e a Federação das Indústrias do RN (Fiern), com execução do Senai-RN, por meio do Instituto.
A ferramenta trará a público informações do ISI-ER medidas em campo e simuladas sobre os ventos que sopram na região, além do potencial de geração solar.
A governadora Fátima Bezerra esteve presente no lançamento e destacou o papel e a posição do Rio Grande do Norte como criador e produtor de energia eólica no país.
“Nós sabemos que 80% da produção de energia eólica do país advêm do Nordeste; e dentro desse contexto, o Rio Grande do Norte se destaca na liderança como o estado em primeiro lugar nessa produção.” ressaltou a governadora.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias