O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira (26) que o governo federal repassou os recursos necessários ao Exército Brasileiro para garantir a continuidade da operação de carros-pipa até o final de 2024.
O repasse, que ocorreu na segunda-feira (25), visa regularizar o funcionamento do serviço, que é responsável pelo abastecimento de água potável em áreas sem rede de abastecimento regular no Nordeste e em partes de Minas Gerais.
Segundo o ministro, que cumpre agenda oficial no Rio Grande do Norte, a situação foi resolvida após uma reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Goes, que acompanhou o processo.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional informou que encaminhou R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, para realização dos pagamentos da Operação Carro Pipa.
“O ministro da Integração, inclusive, veio comigo. Ontem mesmo ele já resolveu esse problema burocrático, houve a transferência de recursos para o Exército e a partir de hoje a situação será totalmente regularizada”, explicou Rui Costa, em entrevista ao programa Bom Dia RN.
A declaração do ministro foi dada após o Exército confirmar a suspensão temporária da operação carro-pipa, que ocorreu na segunda-feira (25), devido à falta de recursos.
O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB) afirmou na segunda-feira (25) que a bancada nordestina tem que se unir para “paralisar e obstruir” votações de interesse do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até que a operação Carro-Pipa seja retomada.
No Rio Grande do Norte, o projeto atendia 57 municípios e um total de 72.029 pessoas. Além do RN, a Operação Carro-Pipa abrangia os estados de Alagoas (31 municípios); Bahia (55 municípios); Paraíba (90 municípios); Pernambuco (93 municípios) e Piauí (18 municípios).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias