A campanha RN + Limpo, de promoção da conscientização para descarte de resíduos eletrônicos foi lançada neste sábado (5) em todo o estado. A ideia é sensibilizar população, empresas e órgãos de governo para o descarte correto do lixo eletrônico. O projeto foi lançado dentro da Semana do Meio Ambiente 2021 (Sema), que neste ano abordou o tema “Restaurar para Viver”.
Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020 publicado pela ONU, cada pessoa no Brasil produz em média 10,2 quilos por ano de resíduos eletrônicos. Na região Metropolitana de Natal são produzidas em média 16,6 toneladas deste material anualmente. O mesmo relatório aponta que menos de 1% é descartado corretamente no Brasil. O descarte incorreto deste tipo de lixo pode gerar graves prejuízos ambientais, além de contaminar terrenos e cursos d’água, o que provoca aumento de custos nos sistemas públicos de coleta domiciliar.
Pensando nisso, a campanha prevê a instalação, até o final do ano, de 25 pontos de descarte voluntário em áreas públicas dos municípios de Arês, Bom Jesus, Goianinha, Ielmo Marinho, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, São José de Mipibu e Vera Cruz.
O RN + Limpo é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a startup de economia Circular Brain, a empresa Natal Reciclagem, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern). Em Natal, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) instalou um Eco Drive-thru de lixo eletrônico no Parque da Cidade.
“Temos uma série de desafios nesse contexto em que o país vem perdendo credibilidade internacional na questão ambiental. Mas o RN tem se diferenciado. Com esta ação, o Governo do Estado cumpre seu papel na educação ambiental e na construção de parcerias positivas com a iniciativa privada, no intuito de colaborar para a implantação prática de ações”, ressaltou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.
A primeira unidade foi inaugurada neste sábado (5), no Parque das Dunas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na capital, as pessoas podem ainda solicitar a coleta a domicílio sem custos por meio do Ecozap, no endereço eletrônico www.rnmaislimpo.com.br.
O programa prevê a mobilização de cerca de 30 mil alunos de ensino médio para uma gincana de descarte correto de resíduos eletrônicos, onde os estudantes das escolas que mais coletarem resíduos serão certificados em um evento no palácio do governo. Além disso, serão organizados seminários de orientação a funcionários públicos para o descarte correto governamental, bem como a produção de material de educação ambiental.
As empresas Circular Brain e Natal Reciclagem serão responsáveis pela coleta e processamento sem custos para o erário público. Caberá aos órgãos públicos a divulgação e o engajamento para a fiscalização do descarte correto por parte das empresas geradoras.
A Semana de Meio Ambiente (Sema) 2021 começou na terça-feira (1º) e seguiu até este sábado (5) de forma híbrida: online e presencial, no Parque das Dunas. Ao longo do evento foram desenvolvidas atividades, debates e palestras sobre temas como falésias, bacias hidrográficas, energia eólica e educação ambiental.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias