Em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (28), a Secretária de Educação do Governo do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, apresentou uma nova proposta salarial para os professores do estado. A reunião contou com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) e representantes do sindicato da categoria. Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 5 de março, há quase um mês.
Durante o encontro, Socorro Batista esclareceu a real situação financeira do estado e apresentou a nova proposta, que evolui dentro das possibilidades atuais do governo. A proposta inclui a atualização dos salários dos professores que estão abaixo do piso, retroativo ao mês de janeiro, conforme já havia sido pactuado anteriormente. Além disso, prevê um aumento de 7,21% em maio e a divisão do restante do aumento, também de 7,21%, entre os meses de novembro e dezembro.
Segundo Socorro, embora a governadora tenha manifestado o desejo de implementar os 14,95% de uma única vez, a proposta apresentada foi a que está dentro das possibilidades do estado atualmente. O retroativo dos meses de janeiro, fevereiro e março para os demais integrantes da categoria será pago a partir de maio do próximo ano, dentro do ano de 2024.
A categoria dos professores tem uma assembleia agendada para avaliar a proposta nesta quarta-feira (29) pela manhã, em Natal. A Secretária de Educação pediu que os professores avaliem a proposta com desprendimento e boa vontade para que a normalidade das aulas possa ser retomada.
“A expectativa é que a categoria avalie as propostas com desprendimento e boa vontade, para que as negociações possam avançar e a normalidade das aulas seja retomada o mais breve possível”, ressaltou Socorro em entrevista ao programa Cidade 360, da 94 FM.
Além da nova proposta salarial apresentada para os professores do Rio Grande do Norte, a Secretária de Educação do estado, Socorro Batista, assumiu compromissos importantes em relação às demandas da categoria.
Durante a reunião com representantes do sindicato dos professores, a secretária informou que o governo se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativa do Estado, até o dia 30 de maio, o Projeto de Lei que muda o porte das escolas no RN, o projeto de lei que regulariza as escolas em tempo integral, que faz alterações no regime de trabalho, bem como a publicação da comissão para realização de concurso ainda este ano e o plano de carreira dos funcionários da educação.
“Com esses compromissos, o governo do RN demonstra sua disposição em atender às demandas dos professores, não apenas em relação ao piso salarial, mas também em relação a outras questões importantes para a categoria”, disse Socorro.
A secretária destacou que todos esses pontos serão encaminhados à Assembleia Legislativa do Estado até o final de maio, em um esforço conjunto para melhorar as condições de trabalho dos professores e garantir uma educação de qualidade para os estudantes do estado.
A nova proposta salarial, juntamente com os compromissos assumidos pelo governo, serão avaliados pelos professores em assembleia agendada para esta quarta-feira (29) em Natal.
A proposta apresentada pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte para o pagamento do reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual foi recebida com cautela pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), que convocou uma assembleia para discutir o assunto. A coordenadora geral do sindicato, Fátima Cardoso, destacou que a nova proposta apresenta avanços em relação à anterior, mas ainda precisa ser analisada pela categoria.
Além do reajuste do piso salarial, a Secretaria de Educação também se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativa do Estado, até o dia 30 de maio, projetos de lei que tratam do porte das escolas, da regularização das escolas em tempo integral, de alterações no regime de trabalho e do plano de carreira dos funcionários da educação. Segundo Fátima Cardoso, a aprovação do plano de carreira dos funcionários da educação seria a maior conquista do ano para a categoria.
“Nós estamos desde 1999 lutando por esse plano de carreira e este ano, se a gente chegar com essa carreira encaminhada e aprovada, nós podemos dizer que foi o grande ganho do ano”, destacou Fátima também em entrevista ao programa Cidade 360, da 94 FM.
A assembleia convocada pelo SINTE/RN será realizada nesta quarta-feira (29) e terá como objetivo discutir a proposta apresentada pela Secretaria de Educação, bem como outros assuntos relacionados à categoria. Fátima Cardoso reforça o chamamento para que os trabalhadores em educação participem da assembleia e contribuam para a definição dos próximos passos da categoria.
“Eu quero reforçar o chamamento da categoria da nossa assembleia amanhã, que é decisiva, para escutar os informes que a gente vai passar pela comissão de base, constituída por quatro profissionais eleitos em assembleia, quanto pela diretoria do sindicato, que vai ouvir a categoria e encaminhar o que for desejo dela. Nós ouvimos da parte do governo a proposta e nós vamos analisar o que a categoria vai tomar como decisão, amanhã, a partir das 08h30”, reafirmou a líder sindical.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias