A governadora Fátima Bezerra participou do primeiro dia da Bienal - Foto: Assecom/RN

Cotidiano

Cultura Governo divulga cultura do RN na 27ª Bienal de São Paulo

Maior evento literário da América Latina tem lançamento de livros e apresentação musical de potiguares

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de setembro de 2024 às 18:55

O RN participa da 27ª Bienal de São Paulo, que acontece de hoje (06) a 15 próximo com expressiva participação no stand Cordel e Repente da editora Imeph. “Com apoio do Governo do RN, Banco do Nordeste e Governo Federal, temos aqui na Bienal uma ampla exposição da riqueza cultural norte-rio-grandense e nordestina, inclusive com a participação dos nove estados da região. Evento de grande importância para valorização das nossas origens e história”, afirmou a governadora Fátima Bezerra que esteve acompanhada da secretaria de estado da Educação, Cleonice Kozerski.

Na Bienal a Governadora do RN prestigiou a apresentação de Chambinho do Acordeom; cantora potiguar Deusa do Forró, e os lançamentos dos livros “Um Salto de Poesia e Arte” e “Meu Mundo de Poesias”, respectivamente de Gelson Pereira e do jovem escritor Davi Moura.

Em reconhecimento ao seu apoio e valorização do livro, da leitura, da cultura do Nordeste e do Brasil a governadora do RN e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, foi homenageada com o Troféu Cordel e Repente. Também na Bienal o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva anunciou a regulamentação da Lei 13.696/2018, de autoria de Fátima Bezerra quando no exercício do mandato de senadora.

“Agradeço a homenagem e a regulamentação da Lei 13.696 ao longo trabalho que vimos fazendo nos exercícios de mandatos eletivos como deputada estadual, federal, senadora, governadora. É um reconhecimento significativo, reconhecimento à atuação que vimos tendo, ao longo de décadas, como defensora do livro, da valorização da cultura e do desenvolvimento humano, econômico e social do Nordeste brasileiro”, declarou.

No exercício dos mandatos na esfera federal, Fátima Bezerra apresentou projeto de Lei que foi aprovado e sancionado sob o número 13.696/2018, quando ela exerceu mandato de senadora, que instituiu a política permanente de promoção e de universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas em todo o país. À época, Fátima Bezerra era presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca do Congresso Nacional, com forte atuação para a promoção da leitura e do acesso ao livro.

A partir da Lei 13.696/2018, foi criada a Política Nacional de Leitura e Escrita – PNLE – um instrumento decisivo para implementação de políticas públicas no setor, respeitando as diretrizes do Plano Nacional da Educação; do Plano Nacional de Cultura; e do Plano Plurianual da União – PPA.

Como deputada estadual, Fátima Bezerra foi autora do projeto que criou a Lei 7799/1999, denominada Lei Câmara Cascudo, de incentivo e apoio à cultura no âmbito do estado do RN.

A Bienal de São Paulo é o maior evento cultural da América Latina e se estabelece como plataforma multicultural, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento intelectual e cultural de crianças e adultos de todas as idades, em todo o Brasil.

Tags