Em encontro com gestores políticos e representantes do trade turístico do Oeste, a governadora discutiu estratégias para o Aeroporto de Mossoró - Foto: Carlos Costa

Cotidiano

Turismo Governo discute, em Mossoró, estratégias de fortalecimento do turismo

Comitiva potiguar se reúne com CEO da Azul em 31 de janeiro para discutir retomada de voos em Mossoró

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de janeiro de 2025 às 08:40

A governadora Fátima Bezerra reuniu nesta sexta-feira (17), em Mossoró, gestores políticos e representantes do trade turístico da região Oeste potiguar para discutir o alinhamento de estratégias para o Aeroporto Dix-Sept Rosado. Dentre os temas abordados, estão os impactos e soluções para a suspensão da rota da Azul Linhas Aéreas no município, que gerou desafios significativos para o turismo e comércio local.

“Precisamos acompanhar as melhorias da infraestrutura do aeroporto. Mossoró se notabilizou como uma região não só de turismo de eventos, mas também de turismo de negócios, que tem um potencial extraordinário e vai crescer cada vez mais. Então, eu queria pedir esse reforço para continuarmos na luta”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

No último dia 9, representantes da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e da Secretaria de Infraestrutura do Estado se reuniram com a Infraero para discutir ações que visam o fortalecimento e a modernização do Aeroporto de Mossoró. O encontro teve como objetivo alavancar o potencial turístico da região e garantir melhorias na infraestrutura do terminal, essenciais para a expansão do turismo no estado. A Infraero, responsável pelo equipamento fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região, vem desenvolvendo projetos para aprimorar a infraestrutura do terminal, tornando-o mais eficiente e competitivo.

“O mais importante neste momento é observar o horizonte de um aeroporto que está em obras. São R$ 60 milhões em investimentos para que ele possa receber aeronaves com mais de 180 passageiros”, destacou Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística S/A (Emprotur/RN).

Perspectivas

Para o primeiro semestre deste ano, estão previstas as conclusões da implantação de novo cercamento patrimonial e construção de via de serviço do sítio aeroportuário; da implantação de novo balizamento, subestação e iluminação do pátio; do PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) em ambas as cabeceiras da pista de pouso e decolagem e da reforma no terminal de passageiros.

Em julho de 2024, foi concluída a obra de reforço e recapeamento da pista de pouso e decolagem (com execução de grooving na pista), das pistas de táxi e do pátio de aeronaves, além da implantação de nova sinalização horizontal.

“Com relação ao turismo, o ponto temático maior é a volta dos voos para o aeroporto de Mossoró, que é um destino muito relevante, não apenas para o turismo do estado, mas também para toda a parte comercial e de negócios na região. Então, está prevista a suspensão dos voos a partir de março, mas nós já estamos em diálogo com companhias aéreas, não apenas com a Azul, que anunciou que iria suspender, mas desde o início ela disse que está aberta ao diálogo para a retomada o mais rápido possível”, relatou a secretária de Turismo do RN, Solange Portela.

Tags