O Fórum Nacional dos Governadores enviou ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um ofício onde solicita a destinação de vacinas suplementares para o estado do Rio de Janeiro. Os governadores alegam que o aumento significativo do número de casos de contaminação pela variante Delta da Covid-19 naquele Estado pode iniciar uma terceira onda da doença no Brasil.
O ofício foi assinado pelo governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), que preside o Consórcio Nordeste e Coordena o enfrentamento à Covid-19 no Fórum dos Governadores.
“Já havíamos tratado na última agenda o Min Marcelo Queiroga sobre São Paulo e a presença da variante Delta e foi dito do monitoramento da Fiocruz. Agora é o Rio de Janeiro, chegando na Capital a quase metade das confirmações Covid 19 com a variante Delta”, explicou o governador do Piauí.
A situação do Estado do Rio de Janeiro está assustando todo o país. A própria secretaria de saúde do Rio divulgou hoje os casos da variante Delta registradas.
Das 368 amostras colhidas em todo o estado analisadas na última rodada, 66,58% eram da variante Gama, antes chamada de P.1, surgida no Brasil, e 26,09% da variante Delta, a B.1.617.2. Na rodada de análises anterior, divulgada no dia 20 de julho e que sequenciou o genoma de 379 amostras coletadas em junho, os resultados apontaram para 78,36% da variante Gama e 16,62% da Delta.
“Dessa forma, é possível afirmar que a variante Delta está em circulação no estado do Rio de Janeiro, com tendência de aumento e conversão para se tornar a mais frequente, substituindo a variante Gama”, informou, através de nota, a Secretaria de Saúde.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias