O projeto “Vem Ver” foi idealizado pelo Departamento de Turismo da UERN - Foto: Raiane Miranda - Assecom/RN

Cotidiano

Turismo Governadora Fátima Bezerra destaca o turismo potiguar em lançamento da série Vem Ver

A série, idealizada pelo Departamento de Turismo da UERN, vai exibir as belezas e os potenciais turísticos do estado

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de setembro de 2024 às 16:26

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (26) do lançamento dos últimos episódios da série “Vem Ver”, produzida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A cerimônia ocorreu durante a transição do Governo do Estado para Mossoró. A iniciativa tem o objetivo de apresentar as belezas e as principais potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte.

Durante o evento, Fátima Bezerra parabenizou a UERN pela iniciativa, destacando a importância do projeto para o desenvolvimento turístico do estado. “O Rio Grande do Norte possui alguns dos destinos turísticos mais belos do Brasil, não apenas no turismo de sol e mar, mas também no turismo de cavernas, serras, gastronomia, aventura, história e religiosidade. E é exatamente isso que a UERN, através do Departamento de Turismo, está resgatando”, afirmou a governadora.

A websérie “Vem Ver” é fruto de uma parceria entre a Uern TV e o projeto de extensão GeoRoteiros, do curso de Turismo da Uern Natal. A realização é da Uern, Funcitern, Emprotur – RN e Governo do Estado.

A professora Silvana Gurgel, coordenadora geral do projeto, explicou que a iniciativa surgiu para preencher uma lacuna na promoção do turismo potiguar, especialmente em relação à interiorização. A UERN contou com o apoio do Empresa Potiguar de Promoção Turística e da Secretaria Estadual de Turismo.

Atualmente, a série já conta com 15 episódios disponíveis no YouTube da UERN TV, além de estar disponível no streaming da TV Brasil e do Globoplay. Na primeira temporada, os programas exploraram o Geoparque Mundial Seridó, além das cavernas turísticas, os principais destinos do litoral potiguar e a cultura dos povos originários. Os episódios e variam de 15 a 20 minutos de duração e, segundo Silvana Gurgel, são protagonizados por agentes sociais do turismo, incluindo desde proprietários de hotéis até guias turísticos.

Nova temporada

A equipe já se prepara para a segunda temporada, que deve ser lançada ainda no primeiro semestre de 2025. Para a próxima temporada, a UERN pretende abordar as festas populares do estado, o turismo nos centros históricos, além de continuar explorando o turismo de sol e mar, serrano e de aventura. O objetivo é destacar tanto os destinos já consolidados quanto novas potencialidades. “A proposta é explorar o turismo de imersão, permitindo que os visitantes se insiram nas comunidades e conheçam de perto a cultura local, contribuindo assim para o desenvolvimento regional”, encerrou a professora.

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