Governadora Fátima Bezerra (PT) comemora resultado no 1º turno ao lado de Natália Bonavides - Foto: Divulgação

Política

Eleições Governadora comemora eleição de mais de 100 prefeitos aliados no RN

PT volta a disputar segundo turno em Natal após 20 anos

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de outubro de 2024 às 17:00

Com o fechamento das urnas das eleições de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) e outros partidos aliados conseguiram eleger mais de 100 prefeitos no Rio Grande do Norte. O resultado ressalta a força política da legenda no estado, onde também está presente na disputa pelo segundo turno em Natal com a deputada federal Natália Bonavides, com 110.483 votos no primeiro turno, o equivalente a 28,45% dos votos válidos.

O PT elegeu sete prefeitos e 10 vice-prefeitos, o maior número desde sua fundação em 1980. Em Currais Novos, o partido vai para seu terceiro mandato consecutivo com a vitória de Lucas Galvão da Cruz, coligado com PV, PCdoB, PSD, PSDB e Cidadania. A cidade tem 42.930 habitantes, situada na região do Seridó.

A governadora Fátima Bezerra, que comemorou o sucesso do partido no estado, destacou o avanço do PT em Natal, que vai ao segundo turno pela primeira vez desde 1996. Naquele ano, Fátima Bezerra foi candidata à Prefeitura, mas perdeu para Wilma de Faria.

Segundo a governadora, o resultado é fruto da unidade do partido e da campanha da candidata Natália Bonavides. “Natália demonstrou preparo e condição de se apresentar como candidata em Natal. O momento é de somar e ampliar as alianças”, afirmou.

Nas eleições deste domingo (6), foram definidos os novos prefeitos de 166 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. A única exceção é Natal, onde haverá segundo turno para escolha do prefeito.

O partido que conquistou o maior número de prefeituras foi o MDB, com 45 administrações municipais. Em seguida, o União Brasil elegeu 27 prefeitos, o PSD ficou com 21, e o Progressistas (PP) com 20. O PL garantiu 18 prefeituras, o PSDB obteve 15, e o PT, 7.

O vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, afirmou que o desempenho do partido nas eleições deste domingo (6) no Rio Grande do Norte reafirma a confiança da população nas propostas da sigla. O MDB foi o partido que mais conquistou prefeituras no estado, com 45 cidades.

“Esse resultado reflete o trabalho que o MDB vem realizando ao longo dos últimos anos, sempre em busca do desenvolvimento de nossos municípios e da melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, declarou.

Eleições no RN foram consideradas tranquilas

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte classificou como tranquila a condução das eleições municipais realizadas neste domingo (6). Apesar disso, um balanço divulgado pela pasta apontou 38 Boletins de Ocorrência (BOs) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) registrados até as 19h30, com sete prisões e mais de R$ 80 mil apreendidos em situações suspeitas de corrupção eleitoral, incluindo compra de votos.

Entre os presos estão dois policiais militares e um policial civil, detidos por porte ilegal de arma de fogo. Um dos casos de maior destaque foi a prisão de Rafael Taveira, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos). Rafael foi detido armado, acusado de ameaça e propaganda irregular. Ele estava acompanhado de um assessor da Prefeitura de Parnamirim, que foi liberado após responder a um TCO.

A Secretaria também informou que entre as ocorrências destacam-se tentativas de homicídio, ameaças a candidatos, fraude eleitoral e compra de votos. Cidades como São Francisco do Oeste, Campo Grande, Santa Cruz e Natal estiveram entre os municípios onde os crimes eleitorais foram registrados.

Em Vera Cruz, três pessoas, incluindo um policial militar, foram presas. No local, foram apreendidas três armas de fogo e duas armas brancas. Além disso, casos de boca de urna e compra de votos foram comuns, com ocorrências em Natal, Jardim do Seridó, São José de Mipibu e Serra do Mel, entre outros municípios. Outras irregularidades incluíram transporte ilegal de eleitores e violação do sigilo do voto, além de desordens em locais como Serra Negra do Norte, onde houve tumultos envolvendo fogos de artifício.

Tags