Com o fechamento das urnas das eleições de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) e outros partidos aliados conseguiram eleger mais de 100 prefeitos no Rio Grande do Norte. O resultado ressalta a força política da legenda no estado, onde também está presente na disputa pelo segundo turno em Natal com a deputada federal Natália Bonavides, com 110.483 votos no primeiro turno, o equivalente a 28,45% dos votos válidos.
O PT elegeu sete prefeitos e 10 vice-prefeitos, o maior número desde sua fundação em 1980. Em Currais Novos, o partido vai para seu terceiro mandato consecutivo com a vitória de Lucas Galvão da Cruz, coligado com PV, PCdoB, PSD, PSDB e Cidadania. A cidade tem 42.930 habitantes, situada na região do Seridó.
A governadora Fátima Bezerra, que comemorou o sucesso do partido no estado, destacou o avanço do PT em Natal, que vai ao segundo turno pela primeira vez desde 1996. Naquele ano, Fátima Bezerra foi candidata à Prefeitura, mas perdeu para Wilma de Faria.
Segundo a governadora, o resultado é fruto da unidade do partido e da campanha da candidata Natália Bonavides. “Natália demonstrou preparo e condição de se apresentar como candidata em Natal. O momento é de somar e ampliar as alianças”, afirmou.
Nas eleições deste domingo (6), foram definidos os novos prefeitos de 166 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. A única exceção é Natal, onde haverá segundo turno para escolha do prefeito.
O partido que conquistou o maior número de prefeituras foi o MDB, com 45 administrações municipais. Em seguida, o União Brasil elegeu 27 prefeitos, o PSD ficou com 21, e o Progressistas (PP) com 20. O PL garantiu 18 prefeituras, o PSDB obteve 15, e o PT, 7.
O vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, afirmou que o desempenho do partido nas eleições deste domingo (6) no Rio Grande do Norte reafirma a confiança da população nas propostas da sigla. O MDB foi o partido que mais conquistou prefeituras no estado, com 45 cidades.
“Esse resultado reflete o trabalho que o MDB vem realizando ao longo dos últimos anos, sempre em busca do desenvolvimento de nossos municípios e da melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, declarou.
Eleições no RN foram consideradas tranquilas
A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte classificou como tranquila a condução das eleições municipais realizadas neste domingo (6). Apesar disso, um balanço divulgado pela pasta apontou 38 Boletins de Ocorrência (BOs) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) registrados até as 19h30, com sete prisões e mais de R$ 80 mil apreendidos em situações suspeitas de corrupção eleitoral, incluindo compra de votos.
Entre os presos estão dois policiais militares e um policial civil, detidos por porte ilegal de arma de fogo. Um dos casos de maior destaque foi a prisão de Rafael Taveira, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos). Rafael foi detido armado, acusado de ameaça e propaganda irregular. Ele estava acompanhado de um assessor da Prefeitura de Parnamirim, que foi liberado após responder a um TCO.
A Secretaria também informou que entre as ocorrências destacam-se tentativas de homicídio, ameaças a candidatos, fraude eleitoral e compra de votos. Cidades como São Francisco do Oeste, Campo Grande, Santa Cruz e Natal estiveram entre os municípios onde os crimes eleitorais foram registrados.
Em Vera Cruz, três pessoas, incluindo um policial militar, foram presas. No local, foram apreendidas três armas de fogo e duas armas brancas. Além disso, casos de boca de urna e compra de votos foram comuns, com ocorrências em Natal, Jardim do Seridó, São José de Mipibu e Serra do Mel, entre outros municípios. Outras irregularidades incluíram transporte ilegal de eleitores e violação do sigilo do voto, além de desordens em locais como Serra Negra do Norte, onde houve tumultos envolvendo fogos de artifício.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias