Um golfinho de 2,79m de comprimento foi resgatado por veterinários e biólogos do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. O animal se trata de uma fêmea adulta da espécie golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), foi encontrado por volta das 7h30 do domingo (04), na faixa de areia da Praia da Fazenda em Galinhos.
O golfinho apresentava marcas de mordidas de tubarão e algumas cicatrizes antigas, mas estava em boas condições físicas. Após autorização da equipe veterinária, foi realizada a primeira tentativa de soltura do animal com auxílio de embarcação. Apesar de apresentar desenvoltura de nado e seguir em direção ao mar profundo, ele acabou retornando à praia. No entanto, na segunda tentativa com embarcação maior e em maior profundidade, a operação foi bem sucedida, sem registro de novos encalhes.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP) é estruturado e executado pela Petrobras, conduzido pelo IBAMA, que fiscaliza o registro, resgate, necrópsia, reabilitação e soltura de mamíferos, tartarugas e aves marinhas. No Rio Grande do Norte, o trabalho é realizado em parceria com o Projeto Cetáceos Costa Branca da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – PCCB-UERN por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN – FUNCITERN.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias