O futebol feminino potiguar tem, em suas raízes, histórias de superação, garra e determinação, assim como toda a modalidade no Brasil. Entre essas trajetórias notáveis, destaca-se a de Suzana Ferreira da Silva, a primeira potiguar a disputar uma Copa do Mundo Feminina, em 1999, alcançando um honroso terceiro lugar. Em 2023, outra filha do Rio Grande do Norte estará representando o Brasil no mundial, a zagueira Antonia, natural de Riacho de Santana, interior do estado, cujo crescimento e evolução enchem de orgulho todos que acompanham sua carreira.
O NOVO Notícias conversou com Suzana, que expressou sua expectativa para o torneio: “Minha expectativa é que o futebol feminino desenvolva cada vez mais e com ele traga o tão sonhado título.” A jogadora acredita no crescimento contínuo do esporte, quebrando barreiras não só no Brasil, mas em todo o mundo. Para ela, a evolução é clara e promissora.
Ao relembrar os principais momentos de sucesso em sua carreira, Suzana mencionou com orgulho sua primeira convocação para a seleção brasileira, a disputa de um Sul-Americano, a participação em uma Copa do Mundo com o terceiro lugar histórico conquistado e a realização de um sonho: a disputa de uma Olimpíada. Essas conquistas marcaram sua trajetória e inspiraram outras atletas.
No entanto, o caminho de Suzana também foi marcado por dificuldades e falta de apoio ao longo da carreira. “Sim, com certeza, meu sofrimento foi grande. Não tinha nenhuma passagem para ir para os treinos, não tinha apoio nenhum e enfrentei muito preconceito.” Apesar das adversidades, ela persistiu em sua paixão pelo esporte e deixou um legado significativo.
Atualmente, a vida de Suzana segue ligada ao futebol, mas de uma maneira diferente. “Trabalho como árbitra no futebol 7 society e no futsal”, revelou. Sua experiência como jogadora e sua dedicação ao esporte a levaram a desempenhar um papel importante na arbitragem, contribuindo para o desenvolvimento do futebol em outras esferas.
Quando questionada sobre a atual seleção brasileira, Suzana expressou que seu amor pelo futebol permanece, e ela acompanha o crescimento das novas gerações de atletas.
Por fim, ao abordar o crescimento de Antonia, a futura representante potiguar na Copa do Mundo, Suzana teceu elogios à jovem jogadora, ressaltando sua polivalência e notável desenvolvimento. “A Antonia é uma atleta cada vez mais polivalente, ela demonstra bastante desenvolvimento e torço cada vez mais para o crescimento dela… Boa sorte.”
Torcendo pelo sucesso de Antonia, Suzana desejou-lhe boa sorte em sua jornada, ciente de que a atleta levará consigo a garra e a coragem características das mulheres quebradoras de barreiras no futebol.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias