Cotidiano

Fotógrafa lança um podcast ‘para ver’

Elisa Elsie disponibiliza em plataforma digital a série “Fotografia Pandêmica: maternidade e processos criativos no isolamento social” sobre mães artistas e seus processos criativos durante a pandemia

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de outubro de 2021 às 16:01

Ser mulher e trabalhar com arte não é tarefa fácil. Ainda mais em tempos de pandemia quando, além de lutar para conseguir dinheiro para manter a casa e pagar as contas, ainda é preciso cuidar dos filhos. E como ainda arrumar tempo para se dedicar à criação artística? Só sabe quem vive, está vivendo, essa situação. Para discutir essa situação, a fotógrafa Elisa Elsie, mãe e artista, teve a ideia de produzir o podcast “Fotografia Pandêmica: maternidade e processos criativos no isolamento social – um podcast para ver”, disponível na plataforma Spotify.

Em cada um dos quatro episódios, relatos, estratégias e dificuldades de quatro mulheres-mães-artistas sobre produzir arte e dar conta da vida com as dificuldades impostas pelo isolamento social.
A primeira entrevistada é Josimey Costa, pesquisadora, professora e escritora potiguar; a segunda é Tatiana Reis, mãe e fotógrafa brasiliense; a terceira Malu Teodoro, artista multimeios, de Rondônia, e Priscilla Buhr, fotógrafa e mãe pernambucana.

“A ideia de fazer o podcast surgiu depois de uma palestra que ministrei em julho do ano passado sobre processos criativos no contexto de pandemia. Jamais imaginei que um ano depois o assunto seria tão atual e de como ser mãe e artista no contexto de isolamento social era desafiador. Fiquei curiosa de saber como as outras mulheres estavam fazendo para manter suas produções artísticas”, afirma Elisa Elsie, fotógrafa e idealizadora do projeto aprovado na Lei Aldir Blanc RN.

Elisa Elsie – Foto: Cedida

A fotógrafa pernambucana, Priscilla Buhr conta que várias reflexões surgiram quando a pandemia se instalou e fez tudo parar. “Eu tava dando a minha câmera de backup para meu filho, e a gente começou a fotografar junto. Foi aí que eu percebi que dentro desse contexto já não era possível separar a maternidade do meu fazer artístico.” Já rondoniense Malu Teodoro produziu uma série de fotos-performances ao lado da filha, “Mãe Monstra”, publicada no instagram (@mariameteora) com relatos de ações e atitudes nem sempre relacionadas ao que seria o ideal de uma “boa mãe”.

A fotógrafa brasiliense, Tatiana Reis, traz ao longo da conversa os desafios de viver o puerpério de sua segunda filha durante a pandemia e de como a fotografia surgiu como uma opção: “A demanda é muito grande por colo, corpo e atenção, a cabeça não para de pensar em todas as coisas que temos de fazer e deixamos para pensar na criação artística só de madrugada, quando não se tem muito tempo e é difícil produzir com as crianças por perto. Mas aí foi uma sacada, essa coisa do brincar e estar junto, era uma dinâmica que ia funcionar.” Foi aí que surgiu o projeto intitulado “Das grandezas do sentir” em que Tatiana fotografa diferentes momentos de suas filhas dentro de casa.

Os quatro episódios da série “Fotografia Pandêmica: maternidade e processos criativos no isolamento social – um podcast para ver” estão disponíveis de forma gratuita no Spotify. A edição de som é de Everton Dantas, identidade visual da Hyfen Design e as produções contam com apoio do Duas Estúdio. Roteiro e apresentação é de Elisa Elsie. Para ouvir de forma gratuita, basta acessar https://open.spotify.com/show/6r2a4dxIXY44El3746YLhU.

Este projeto foi aprovado no edital número 04/2020, Projetos culturais integrados, da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Os podcasts foram realizados com recursos da lei e contam com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

 

 

Tags