Eleito por aclamação para presidir a Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), o advogado e presidente da Câmara de Parnamirim, Wolney França, será empossado no cargo na próxima sexta-feira (19) para o biênio 2023/2025. A solenidade de posse do novo presidente da Fecam/RN está marcada para às 13h30, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), quando o atual presidente, Ivanildo do Hospital, presidente da Câmara de Caicó, deixa o cargo.
Com o apoio de mais 100 presidentes das Câmaras no Estado, o novo presidente da Fecam tem como uma das prioridades da sua gestão o fortalecimento das Casas Legislativas do Estado e também a busca por novos convênios para levar capacitação aos servidores. “Nós buscamos ampliar as parcerias já existentes visando atingir, especialmente, o crescimento profissional dos nossos servidores e também os serviços oferecidos pela Fecam como, por exemplo, as cédulas de identidade que hoje através de uma parceria com o ITEP e Governo já vem prestando relevantes serviços nas Câmaras”, explica Wolney França.
No final do mês de abril, o novo gestor da Fecam/RN representou, enquanto presidente eleito, a Federação durante a Marcha dos Vereadores em Brasília/DF. Segundo ele, a comitiva de vereadores dos municípios do Rio Grande do Norte foi a maior – quantitativamente – que já participou do ato. “Foi a maior comitiva do RN, o que possibilitou o maior conhecimento e uma boa integração entre as Câmaras, além de acessos a palestras com assuntos atuais e, ainda, reuniões com deputados federais e senadores para estrear o nosso diálogo”, pontua o presidente eleito da Federação.
Com a nova gestão estão sendo criados dois novos cargos na Fecam/RN: o Conselho Político, que será gerido pelo vereador Lawrence Amorim (Mossoró), e o Conselho da Mulher, que terá a frente a vereadora Jéssica Queiroga (Olho D’água dos Borges).
Já os vereadores Fábio Rodrigues (Santa Cruz), Mourinha (Tibau do Sul), Rosemery Fernandes (Encanto) e Azenate Câmara (São Miguel do Gostoso) serão, respectivamente, os vice-presidentes da chapa. Cada um representa uma região do Estado. De Jucurutu, o vereador Alan Garcia assumiu a 1ª secretaria.
PARNAMIRIM
Nas eleições do próximo ano, a Câmara Municipal de Parnamirim, também presidida por Wolney França, aumentará o número de vereadores de 18 para 21. Segundo ele, não haverá impacto financeiro para a Casa Legislativa e também não será necessário fazer reformas para a ampliação da estrutura física do prédio. “O duodécimo continuará sendo o mesmo, então, faremos adequações financeiras, como também de setores para comportar os novos gabinetes. Já politicamente, esse aumento, no nosso ponto de vista, significa um aumento para a representatividade da população em nossa casa”, garante França. Apesar de não haver confirmação de datas, a expectativa é de que alguns projetos importantes para Parnamirim ainda sejam votados pela Câmara até o final do ano. O novo Plano Diretor do município pode ser um deles. Porém, o Projeto ainda não chegou à Casa e nem há previsão de quando será enviado pelo Executivo.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias