Esporte

Foi dada a lagada: Rally dos Sertões começou nesta sexta-feira (13)

29° edição do Rally dos Sertões vai estrear no Nordeste pela primeira vez na história da competição

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de agosto de 2021 às 00:06

Rally dos Sertões

Largada do Rally dos Sertões foi em Pipa, litoral Sul potiguar – Foto: Divulgação

Começou nessa sexta-feira (13) o Rally dos Sertões 2021, com largada na praia de Pipa, litoral sul potiguar. É a oitava vez que o Rio Grande do Norte recebe o maior rally das Américas e a primeira que o início da competição é realizado aqui. A oportunidade surgiu para comemorar os 520 anos de fundação do RN.

O rally deste ano é 100% nordestino. No roteiro dos competidores estará sete dos nove estados da região, com o Rio Grande do Norte como pontapé inicial. Os pilotos passarão por Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Alagoas e Ceará. O objetivo dessa 29ª edição do rally é exaltar as belezas naturais do Nordeste, além de encantar competidores e o público com paisagens deslumbrantes e provas do mais alto nível.

Serão 3.548 Km de percurso total, com início em Pipa e chegada na praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco. Também estão no trajeto o entorno do rio São Francisco e a Serra da Capivara, no Piauí. Serão dez dias de provas até a chegada, no dia 22 de agosto.

O principal cenário da prova será a caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, nordestino. A Secretaria de Turismo do RN (Setur) fez diversos investimentos locais para atender todas exigências da direção do torneio e poder entregar o melhor cenário possível para os competidores.

Competidores e protocolos de proteção

Essa edição conta com o maior número de inscritos de sua história. Srão 200 participantes e 300 veículos. O Rio Grande do Norte será representado pelos irmãos Maryo Kempes e José de Deus Barbosa, que vão dividir o carro da equipe “Papai Racing”. Eles serão pilotos de UTV – Utility Task Vehicle, veículo que é uma mistura de um carro convencional com quadriciclo. Eles já competiram nos Sertões antes, porém pilotando motos.

Com relação aos protocolos de proteção, ideia é realizar a competição em formato de semi-bolha, garantindo o acesso controlado do público às Vilas Sertões, locais onde os competidores se reúnem. A última edição do rally aconteceu em 2020 e teve que se adaptar à pandemia. Com isso foi implantado um protocolo de segurança para poder realizar o torneio, com testagens para Covid-19 e maior controle e identificação das pessoas nas áreas de competição.

Tags