Hermano Morais: "A ALRN tem dado uma contribuição importante ao avaliar projetos encaminhados pelo Poder Executivo". Foto: Eduardo Maia/ALRN

Hermano Morais: "A ALRN tem dado uma contribuição importante ao avaliar projetos encaminhados pelo Poder Executivo". Foto: Eduardo Maia/ALRN

Política

Entrevista Foco em 2025 será na infraestrutura e no desenvolvimento do RN, diz Hermano Morais

Atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, ele falou ao Novo sobre a análise de projetos do Poder Executivo

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de fevereiro de 2025 às 16:00

O Rio Grande do Norte registrou um crescimento de mais de 52% na base de emprego em 2024 em relação ao ano anterior, impulsionado por investimentos em energias renováveis, mineração, turismo e agricultura. Os bons números, na avaliação do deputado Hermano Morais (PV), reforçam a importância dos investimentos em infraestrutura previstos para 2025.

Segundo ele, a expectativa é de continuidade no crescimento da economia estadual. O deputado comentou o anúncio de aporte superior a R$ 400 milhões para a recuperação da malha viária, além de parcerias público-privadas para projetos de hidrogênio verde.

O deputado apontou que essas iniciativas visam impulsionar o desenvolvimento, criando mais oportunidades para a população potiguar.

Atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, ele falou ao Novo sobre a análise de projetos do Poder Executivo, buscando aperfeiçoá-los para garantir o desenvolvimento do estado.

Morais reforçou que o legislativo continuará atuando de forma colaborativa. Confira abaixo a entrevista:

NOVO Notícias: Como presidente da CCJ da ALRN, qual a sua avaliação sobre a economia potiguar?

Hermano Morais: O que chama atenção é o crescimento da base de emprego no Rio Grande do Norte. Comparado a 2023, tivemos um crescimento de mais de 52% em 2024, demonstrando a retomada da economia, especialmente com os investimentos em energias renováveis, como a eólica e solar, além da mineração e do turismo, que sempre contribui de forma positiva. Também houve investimentos relevantes na agricultura. No entanto, reconhecemos a necessidade de mais investimentos em infraestrutura. Algumas obras de recuperação da malha viária já foram iniciadas e outras concluídas. Foi anunciado um investimento de mais de R$ 400 milhões para recuperação de estradas em 2025, o que é muito interessante, além do interesse em parcerias público-privadas (PPP) para projetos como o de hidrogênio e o porto, que poderá receber um grande investimento. Esperamos que isso se confirme, pois desejamos o desenvolvimento do estado, com mais investimentos em educação, saúde e infraestrutura, gerando mais oportunidades para o povo potiguar.

NN: É qual tem sido o papel da CCJ e da Assembleia Legislativa nesse processo?

HM: A Assembleia tem dado uma contribuição importante ao avaliar projetos encaminhados pelo Poder Executivo. A governadora anunciou novos projetos que serão analisados e, quando necessário, aperfeiçoados, o que temos feito com zelo, sempre buscando colaborar com o executivo para garantir o desenvolvimento do estado. A assembleia continuará cumprindo seu papel em 2025, com o mesmo propósito de acelerar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

NN: A governadora anunciou recentemente um novo concurso do Idema. Qual a importância dessa iniciativa?

HM: O concurso anunciado para o Idema é fundamental, pois o órgão é responsável pela avaliação dos projetos apresentados para implantação no estado. A realização do primeiro concurso público para o Idema é uma medida essencial nesse processo. Estamos confiantes e otimistas de que 2025 será um ano ainda melhor do que 2024.