Cotidiano

FM Universitária apresenta especial sobre 100 anos do rádio no Brasil

O programa “Nas Ondas do Rádio estreia nesta quarta-feira, 7, às 21h, com reprise na quinta-feira, às 9h

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de setembro de 2022 às 11:57

No dia 7 de setembro de 1922 aconteceu a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. Para celebrar o centenário desta data histórica, a Rádio Universitária (88,9 FM) preparou uma série de programas especiais contando a história do rádio no Brasil, no Rio Grande do Norte e suas evoluções tecnológicas.

A história da rádio, no entanto, pode ter começado anos antes, no ano de 1919, em Recife (PE). Formada por estudantes, a Rádio Clube de Pernambuco foi inaugurada em 6 de abril de 1919, um ano antes da Rádio Sociedade, primeira rádio oficial, criada por Edgard Roquette-Pinto e que foi ao ar em 20 de abril de 1920.

O programa Nas Ondas do Rádio aborda essa discussão, entre muitas outras que envolvem esses 100 anos do veículo de comunicação radiofônico e suas transformações. Além dos parâmetros brasileiros, o primeiro episódio aborda também perspectivas das rádios do Rio Grande do Norte, as evoluções tecnológicas e as práticas profissionais necessárias para levar informação e entretenimento aos ouvintes por meio das ondas sonoras.

Nas Ondas do Rádio estreia nesta quarta-feira, 7, às 21h, e tem reprise na quinta-feira, às 9h. O primeiro episódio tem formato de rádio documentário e conta com a participação de Adriano Gomes (radialista, jornalista e professor da UFRN) e Edivânia Duarte (professora do IFRN e autora do livro Rádio e Memória). O programa é uma produção da Rádio Universitária, com concepção e direção de Luciana Salviano, produção de Erick Allan, apresentação de Irlane Lira e Erick Allan e edição de Gil Eduardo.

Ator Paulo Gracindo comanda show no aniversário da Rádio Nacional em 1956. – Acervo EBC/Direitos reservados