O governo do estado de São Paulo voltou atrás e informou nesta terça-feira (4) que foram registrados 110 casos de duplo contágio de influenza e Covid-19, o que vem sendo chamado de “flurona”, em todo o ano de 2021. A informação foi divulgada após a Secretaria Municipal de Saúde da capital ressaltar que havia identificado 24 casos de duplo contágio até esta terça.
Além da cidade de São Paulo, os municípios de Santo André e Itapecerica da Serra, na região metropolitana, registram casos de flurona — união entre as palavras “flu”, gripe em inglês, e “ona”, parte da palavra coronavírus. A informação é do R7.
Em nota, o órgão municipal ressaltou que, desde 2020, são coletadas amostras para pesquisa dos vírus influenza (causador da gripe) e Sars-CoV-2 (causador da Covid) de todos os pacientes hospitalizados com Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Com base nessa coleta, dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe indicaram 24 registros de Srag com coinfecção de influenza e Covid-19. Foi considerada a metodologia RT-PCR, capaz de detectar os dois vírus.
Em nota divulgada na manhã desta terça, a Secretaria Estadual de Saúde dizia que nenhum caso por dupla infecção havia sido identificado. Por volta das 17h, no entanto, a Pasta veiculou nova nota em que afirma que foram registrados 110 casos de codetecção do vírus influenza e Covid-19 em todo o ano de 2021.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias