História de Eunice Paiva é contada no filma "Eu ainda estou aqui". Foto: Divulgação

História de Eunice Paiva é contada no filma "Eu ainda estou aqui". Foto: Divulgação

Entretenimento

Cinema Filme ‘Ainda Estou Aqui’ conquista mais três prêmios no exterior

Filme é laureado na Espanha e em Roterdã e Fernanda Torres recebe homenagem nos EUA

por: Agência Gov

Publicado 10 de fevereiro de 2025 às 20:00

O longa-metragem brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, segue sua carreira de sucesso no exterior. No sábado (82/), levou o prêmio Goya 2025, na Espanha, de melhor filme íbero-americano. É a primeira vez que uma produção brasileira é indicada e sai vitoriosa na categoria. Também foi agraciada com o prêmio de público no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda. Já no domingo (9), a atriz Fernanda Torres recebeu o prêmio Virtuoso no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, nos Estados Unidos.

Na 39ª cerimônia do Goya, considerada a principal premiação do cinema espanhol, Ainda Estou Aqui competia com quatro títulos: El Jockey (Argentina), Agarrame Fuerte (Uruguai), No Lugar da Outra (Chile), e Memorias de un Cuerpo que Arde (Costa Rica).

Em carta lida pelo cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, o cineasta Walter Salles agradeceu a honraria. “Ainda Estou Aqui é um filme sobre a memória de uma família, durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que está entrelaçada com a memória do meu país. Gostaria de dedicar esse prêmio ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres”.

Na 54ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, o filme obteve a maior média de votos na enquete junto ao público.

Na Califórnia, Fernanda Torres faturou o prêmio Virtuoso. A láurea é concedida pelo Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara a atores cujas performances em filmes recentes os destacaram na indústria cinematográfica. Outros nomes, entre eles alguns indicados ao Oscar, também receberam o troféu.

“É incrível porque que quando nós começamos não imaginávamos que estaríamos aqui. Estamos muito felizes e a família Paiva merece muito isso”, declarou a atriz no tapete vermelho da premiação, salientando que o longa se tornou um fenômeno de público no Brasil.

Bilheteria

Ainda Estou Aqui já atraiu mais de 4,1 milhões de pessoas aos cinemas do país desde a estreia, em novembro de 2024. Recentemente, tornou-se a quinta maior bilheteria do cinema nacional, após atingir a renda de R$ 85,41 milhões.

O longa está indicado ao Oscar deste ano em três categorias (melhor filme, atriz e filme internacional). A cerimônia será realizada me Los Angeles no dia 2 de março, domingo de carnaval.

Em sua jornada por eventos cinematográficos, a produção conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. Também venceu o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz, ambos para Fernanda Torres.

O filme é baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. Acompanha a trajetória de sua mãe, a advogada e ativista pelos direitos humanos Eunice Paiva (Fernanda Torres), após o desaparecimento do marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar no Brasil. A atriz Fernanda Montenegro interpreta Eunice em seus últimos anos de vida.

Tags