Economia

FIERN conhece novo projeto para geração eólica offshore no RN

Proposta da Intermarítima, empresa gestora do Porto-Ilha de Areia Branca, é utilizar o equipamento como posto avançado para alicerçar a instalação e manutenção de torres de geração eólica offshore

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de julho de 2023 às 17:36

FIERN se reúne com Intermarítima e Governo do RN para conhecer projeto para a cadeia offshore

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) articulou o encontro entre o Governo do Estado e a Intermarítima Portos & Logística, para a apresentação de um projeto pioneiro que pretende dar suporte à cadeia produtiva de geração de energia eólica offshore no estado. O presidente da FIERN, Amaro Sales, e o diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, participaram do encontro entre o corpo de dirigentes da empresa e a governadora Fátima Bezerra, na tarde dessa segunda-feira (10), na sede da Governadoria, em Natal.

A proposta da Intermarítima, empresa gestora do Porto-Ilha de Areia Branca, é utilizar o equipamento como posto avançado para alicerçar a instalação e manutenção de torres de geração eólica offshore. Localizado a 26km da costa potiguar, o porto funciona como uma importante estrutura para as exportações do setor salineiro no estado.

De acordo com o presidente da FIERN, o projeto da Intermarítima é uma oportunidade de atrair novos investimentos para a região. “É uma proposta de pessoas que entendem do assunto e que têm uma longa e profícua história no transporte e logística marítimos. Isso permite atrair investimentos para o estado”, afirma.

“Precisamos garantir a competitividade do Rio Grande do Norte e com essa proposta podemos ter um porto competitivo que vai engrandecer o protagonismo do nosso estado para o setor eólico offshore”, continua Amaro. “Isso também alcança diversos outros setores da indústria, então vejo a instalação desse projeto como uma grande oportunidade”, acrescenta.

Para o diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, a proposta pode somar ao projeto do Porto-Indústria Verde, elaborado pelo Governo do Estado. “É muito importante entender que há um diálogo entre a proposta da intermarítima e o projeto do Porto-Indústria”, destaca.

“Temos uma vocação enorme e podemos aproveitar isso unindo forças para que o Rio Grande do Norte abras as portas para a eólica offshore no país”, complementa Serquiz.

O diretor do Conselho de Administração da Intermarítima, Roberto Zitelmann, destacou que o projeto pretende alavancar o papel do Rio Grande do Norte no cenário da geração eólica offshore. “É um projeto que pretende colocar o RN na vanguarda da geração eólica offshore e uma oportunidade muito importante não apenas para o estado, mas para toda a região Nordeste”, aponta.

“O Rio Grande do Norte é um local muito importante para a história da nossa empresa e aqui recebemos uma acolhida fraterna da FIERN e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o que é muito importante para o sucesso das nossas operações”, relata Zitelmann.

 

A governadora ressaltou a ideia de o projeto da Intermarítima complementar o projeto do Porto-Indústria Verde. “Sem dúvida é um projeto arrojado e está inserido no contexto da agenda mais imprescindível para o mundo atualmente, que é a transição energética”, comenta Fátima.

“O Nordeste, que sempre foi tratado como problema para o país, hoje desponta como solução para o país e para o mundo”, conclui a governadora.

Também participaram da reunião o Diretor-Presidente da Intermarítima, Roberto Zitelmann Júnior; o Diretor de Logística e Novos Negócios da Intermarítima, Ricardo Zitelmann; os secretários de Estado do Gabinete Civil, Raimundo Alves; de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; e Gestão e Projetos Especiais, Virgínia Ferreira; o secretário-adjunto da SEDEC, Sílvio Torquato; o chefe do Gabinete da Presidência da FIERN, Hélder Maranhão; além do coordenador de Desenvolvimento Energético da SEDEC, Hugo Fonseca; e a subcoordenadora de Desenvolvimento Energético da SEDEC, Emília Casanova.

Tags