Economia

Fetronor parabeniza Jean Paul por indicação à presidência da Petrobras

O senador do Rio Grande do Norte teve o seu nome apontado por Lula, nesta sexta-feira (30), como o indicado para ocupar a presidência da estatal

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de dezembro de 2022 às 14:24

Jean Paul Prates

Jean Paul Prates será o novo presidente da Petrobras – Foto: Roque Sá/Agência Senado

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – Fetronor parabeniza o Senador do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, pelo anúncio da escolha do seu nome para a presidência da Petrobras por parte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Jean Paul tem grande experiência nas áreas de petróleo, gás, biocombustíveis e energia renovável no Brasil, além de um currículo que contribui ainda mais para uma sólida atuação à frente da empresa. A escolha de seu nome traz expectativa em prol de avanços para a Petrobras, sobretudo na produção de combustíveis por outras fontes além do petróleo.

A temática essencial e mais sensível ao transporte, no entanto, é, sem dúvidas, a questão do preço do combustível, uma vez que atualmente a Petrobras atua em formato de Preço de Paridade Internacional (PPI) na definição dos valores. Isso afeta imensamente o Setor, que viu, em 2022, o preço do diesel ser responsável por quase 50% dos gastos das empresas, superando até mesmo as folhas de pagamento com funcionários.

Ao longo do ano, juntamente com a Confederação Nacional de Transporte (CNT) e a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), defendemos a mudança – pelo menos para o setor, que não pode ser penalizado, fazendo com que clientes sejam afetados, em decorrência da diminuição da frota, uma vez que as empresas não se viam mais em condições de comprar o diesel.

Torcemos que a mudança na forma de definir o preço dos combustíveis – sobretudo o diesel utilizado no transporte de passageiros – se concretize, tema já anunciado por Jean Paul. Ao mesmo tempo que aguardamos ações que contribuam para que o transporte se torne ainda mais sustentável, inclusive com incentivo ao ônibus elétrico ou por fontes mais limpas, como o GNV.

Por fim, desejamos sorte a Jean Paul e destacamos nossa inteira disponibilidade de contribuir com sua missão à frente da Petrobras, sendo o Setor de Transportes um parceiro para grandes avanços.

Tags